Post B4krsPXuQfZjJTllZI by adrianorg@snac.arg.eti.br
 (DIR) More posts by adrianorg@snac.arg.eti.br
 (DIR) Post #B4kjnbJoQqvskCN4m8 by leilia@connexia.hibiol.eu
       0 likes, 0 repeats

Ontem fui em um show da Coline Rio e depois do show fui dar uma espiada no IG dela onde achei esse vídeo dela cantando Le Déserteur (https://fr.wikipedia.org/wiki/Le_Déserteur) de Boris Vian escrito em 1954 no contexto da guerra na Indochina.Vou compartilhar aqui o poema inteiro traduzido (ela somente canta a parte 1 e 3), que parece voltar a ser atual no mundo de hoje:Senhor Presidente, estou escrevendo-lhe uma cartaQue talvez o senhor leiaSe tiver tempoAcabei de receberMeus documentos militaresPara partir para a guerraAntes de quarta-feira à noiteSenhor PresidenteNão quero irNão estou neste mundoPara matar pessoas inocentesNão é para o irritarMas preciso lhe dizerMinha decisão está tomadaVou desertarDesde que nasciVi meu pai morrerVi meus irmãos partiremE meus filhos choraremMinha mãe sofreu tantoQue agora está em seu túmulo e zomba das bombasE zomba dos vermesQuando eu era prisioneiroRoubaram-me minha mulherRoubaram-me minha almaE todo o meu querido passadoAmanhã bem cedoVou fechar minha portaNa cara dos anos mortosVou seguir os caminhosVou mendigar minha vidaPelas estradas da FrançaDa Bretanha à ProvençaE direi às pessoas:Recusem-se a obedecerRecusem-se a fazê-loNão vão para a guerraRecusem-se a partirSe for preciso dar sangueVai dar o seuVocê é um bom apóstoloSenhor PresidenteSe me perseguirAvise seus policiaisQue eu não terei armasE que eles poderão atirar.#france #colinerio #music #musique #antiwar #guerra #guerre

(DIR) Post #B4kjnbkOq0CS4eoJDU by adrianorg@snac.arg.eti.br
       0 likes, 0 repeats

@leilia@connexia.hibiol.eu sim, infelizmente, esse poema está muito atual. 😞Sou a favor da #paz. No passado, passei por maus momentos emocionais quando tive que me alistar para o serviço militar obrigatório do qual, felizmente, fui dispensado. Agora, estou revivendo esses maus momentos, pois chegou a vez do meu filho se alistar.

(DIR) Post #B4krsPL9C7MoftnZg0 by leilia@connexia.hibiol.eu
       0 likes, 0 repeats

@adrianorgEu nem consigo imaginar como deve ser passar por isso. 😥 Espero que seu filho seja dispensado também!

(DIR) Post #B4krsPXuQfZjJTllZI by adrianorg@snac.arg.eti.br
       0 likes, 0 repeats

@leilia@connexia.hibiol.eu um bom começo seria tornar o serviço voluntário em vez de obrigatório.