Post Awi3DILGr9csE5zhLM by daltux@ayom.media
 (DIR) More posts by daltux@ayom.media
 (DIR) Post #Awi3DH9tFyvcYVf5xw by veroandi@connexia.hibiol.eu
       2025-07-30T21:39:26Z

0 likes, 0 repeats

Agora que descobri que posts apagados nem sempre são excluídos entre plataformas fediversianas diferentes. Para que serve então essa configuração automática de apagar publicações com mais de X meses ou anos, se tudo corre o risco de permanecer vivo em outros servidores?Só se descobre esse problema quando se cria uma conta diferente e vê a interação entre elas. Uma foto que postei no Pixelfed, apaguei e repostei dois minutos depois com uma descrição diferente aparece duplicada quando vejo a conta pela interface do Mastodon. Um post que compartilhei da minha conta em inglês no Mastodon e que desfiz o compartilhamento minutos depois por arrependimento continua aparecendo no meu feed da conta em português no Friendica.No meu caso era besteira mas imagina quando alguém posta imagens íntimas de terceiros? O moderador apaga da instância, mas pelo o que eu vi, corre o risco de continuar aparecendo em milhares de outros lugares no Fediverso.Outro exemplo: a recente onda de spam que invadiu varias instâncias no Fediverso. Eu tenho frequentemente visto as publicações com spam em comentários que aparecem no meu feed no Friendica, mas quando vou no servidor original, a conta nem existe mais. Mas o post com o link perigoso continua aparecendo para mim.Considerando que vi a mesma coisa em 3 plataformas distintas (Friendica/Mastodon/Pixelfed), onde é que não funciona? Onde está o erro?A supressão de conteúdo é o básico do GDPR e de qualquer lei de proteção de dados — até a lei chinesa prevê isso! O Fediverso precisa de gente urgente que teste interações entre plataformas diferentes e, depois disso, precisa de um bom banho de #GDPR, antes que alguém denuncie alguma instância às autoridades de proteção de dados. (entendo que seria o administrador da instância o responsável, ainda que ele use software open source feito por outros)#fediverso #gdpr #privacidade

(DIR) Post #Awi3DILGr9csE5zhLM by daltux@ayom.media
       2025-07-30T23:01:54Z

0 likes, 0 repeats

@veroandi Isso é princípio físico que transcende a lei dos homens: você não tem controle sobre o computador dos outros. O protocolo #ActivityPub prevê a exclusão de atividades. Porém, além de depender da correta implementação do caso de uso pelo servidor da sua conta, como garantir o cumprimento desse comando por terceiros? :nazare_confusa:

(DIR) Post #Awi3DJHPN0898PC7xg by lxo@snac.lx.oliva.nom.br
       2025-08-01T00:46:19Z

0 likes, 0 repeats

há questões bem interessante de perímetros de direito e autonomia aí.  eu gosto de pensar nos meus computadores como extensões do meu ser, do meu pensamento, especialmente da minha memória.seria razoável alguém querer remover lembranças suas de minha memória?  não consigo reagir a essa ideia senão com horror.pois então, se eu quisesse usar meu servidor no fediverso como registro permanente de todas as interações que eu já presenciei, parece-me até cabível que alguém pudesse reclamar se um pôste removido ainda fosse visível para terceiros, mas se quisesse me obrigar a apagá-lo de modo que já não fosse mais visível nem para mim, o mesmo sentimento de horror tomaria conta de mimeu entendo que leis têm surgido tomando o partido do referente da memória, em detrimento do possuidor da memória, e considero esse tipo de legislação bastante ameaçadora, pois vai na mesma linha problemática do direito autoral e das patentes, de conferir a terceiros poder de controlar a vida alheia, minar a autonomia e exercitar autoritarismo sob pretexto de uma propriedade imaginária.entendo também que é uma resposta a abusos do outro lado, mas tenho algum desconforto com a resposta da sociedade a esse problema que cria um problemão fomentando autoritarismo para tentar solucionar outro.  precisa haver uma forma melhor de lidar com isso que não dê tanto espaço para abusos de nenhum dos lados, que respeite consentimento mas também respeite o direito à memória.temos muito que melhorar ainda...CC: @veroandi@connexia.hibiol.eu

(DIR) Post #Awi3DQETWIwYhKsNrU by daltux@ayom.media
       2025-07-30T23:11:05Z

0 likes, 0 repeats

@veroandi Uma possível analogia aqui seria uma publicação de uma agência de jornalismo, replicada em diversos veículos de imprensa. Depois que determinado conteúdo foi publicado, a agência original pode retirá-lo, pode se retratar, mas é impossível garantir que demais vão tomar alguma providência. Cada um é independente, assim como cada instância desta e de qualquer outra federação de comunicações.