Post AqkTeeGmL0XP5cEZUW by gutocarvalho@bolha.us
 (DIR) More posts by gutocarvalho@bolha.us
 (DIR) Post #AqkTeeGmL0XP5cEZUW by gutocarvalho@bolha.us
       2025-02-02T14:59:25Z

0 likes, 0 repeats

@isadora o protocolo nao escala para federar em modo publico, fica tudo lento, o lag é terrível, além de erros, falhas de comunicação e falta de ferramentas para administrar esse caos.fora isso não existe ferramenta eficiente para ajudar na moderacao, que em nivel de federacao pública, é algo que precisa ser feito.pra voce ter uma ideia uma mensagem do bolha.chat levava de 5 a 10 minutos para chegar em um canal do matrix.org.fora que, tem gente que entra na sua instancia só para acessar canais de lolicon/shotacon na matrix.org oq lota seu disco, pois como é federado, comeca a copiar o canal localmente, e esse canais sombrios são absolutamente dificeis de detectar e apagar, só olhando o consumo do disco e usando ferramentas rudimentares.mantive o bolha.chat por 2 anos federado publicamente, era o servico que mais dava trabalho na bolha de longe.por isso eu digo que essa turma usa de modo privado, pq não tem jeito de achar isso bom em modo público.

(DIR) Post #AqkTefIaVlZyHW5Wwy by gutocarvalho@bolha.us
       2025-02-02T15:03:48Z

0 likes, 0 repeats

@isadora outro ponto é que como a preocupacao com seguranca é altissama - o que é bom - o protocolo grava uma quantidade absurda de eventos do canal e dos usuários, que em um canal com mais de 1 mil pessoas começa a tornar tudo absolutamente lento, por que grava uma cacetada de evento por usuario no banco a todo o momento.imagina que voce tem 1000 usuarios em um canal e manda uma mensagem qualquer lá, sao milhares de eventos gerados com uma unica mensagem, com objetivo de garantir a consistencia e inviolabilidade dos dados.

(DIR) Post #AqkTegA7IkOgxX8HNw by lxo@snac.lx.oliva.nom.br
       2025-02-03T17:39:41Z

0 likes, 0 repeats

parece-me que todos os problemas que você apontou são consequência de falta de descentralização: todos esses excessos de carga e abusos e atrasos são por conta de usuários e grupos demais ou no seu servidor ou no "servidor central" (que plataformas descentralizadas nem deveriam ter)é por essas coisas que eu prefiro GNU Jami, em que não há servidores, não há potencial de recentralização, o "servidor" vai junto com o "cliente" no mesmo programa, que você instala e carrega no bolso ou na mochila, e ele só vai receber e armazenar a informação direcionada a vocêCC: @isadora@transverso.org

(DIR) Post #AqkTel15Fl8u0xwdV2 by gutocarvalho@bolha.us
       2025-02-02T15:05:28Z

0 likes, 0 repeats

@isadora acho que no momento é oq eu consigo explicar ;)

(DIR) Post #AqlLuSDIKE4nr8adtI by gutocarvalho@bolha.us
       2025-02-04T00:17:17Z

0 likes, 0 repeats

@lxo @isadora bem interessante esse jami, vou dar uma olhada, obrigado.

(DIR) Post #AqlLuTCGfWqiuF7Kvg by lxo@snac.lx.oliva.nom.br
       2025-02-04T03:47:52Z

0 likes, 0 repeats

é, sim!  sou lxo lá também, caso queira fazer contato com alguém do lado de lá 😉CC: @isadora@transverso.org