Post AZk60CZmJZCReFj6RM by helioloureiroBR@mastodon.social
 (DIR) More posts by helioloureiroBR@mastodon.social
 (DIR) Post #AZk60BbruJHGeRhG3k by lxo@gnusocial.net
       2023-09-13T08:58:13Z

0 likes, 0 repeats

e por isso agradeci, de verdade.  ajudaria ainda mais, com o alcance que tem, se não promovesse software pro otário como se fosse livre.  mas eu imagino que isso seria um passo grande demais pra você, depois de tudo que já disse e escreveu no sentido contrário, né?

(DIR) Post #AZk60CZmJZCReFj6RM by helioloureiroBR@mastodon.social
       2023-09-13T09:47:19Z

0 likes, 0 repeats

@lxo eu tenho certeza absoluta de que nunca fiz isso.A única coisa que faço é promover que usem.  Deixem pra lidar e entender a liberdade depois, mas que usem.  Não importa a distro, não importa como.  Usem.  E com o tempo entenderão o porquê do software livre.

(DIR) Post #AZk60DTmxK0ERxvpk8 by lxo@gnusocial.net
       2023-09-13T11:51:02Z

0 likes, 0 repeats

> eu tenho certeza absoluta de que nunca fiz issoinfelizmente você fez isso (promover software pra otário como se fosse livre) desde sempre, inclusive no artigo referenciado no início desta conversa.você insiste que linux não contém blobs binários, mas contém, até hoje.  você se confunde imaginando que, se a gente consegue limpar o linux pra fazer o linux-libre, então é porque ele era livre, mas isso só é possível porque a licença das partes que a gente mantém permite.  as partes priores que a gente limpa não permitiriam nem modificação nem distribuição nem engenharia reversa, nem têm código fonte.mas você promove esse pacotão, o núcleo linux, com trechos não-livres, que tornam o todo não-livre, como se fosse livre.e você também promove, inclusive naquele artigo, pacotões ainda maiores, as distros, que contêm esses e muitíssimos outros trechos ainda mais daninhos (porque afetam muito mais gente), como se fossem software livre.engana-se a si mesmo e aos outros que confiam em seu julgamentopromover software privativo de liberdade não ajuda o software livre.  na verdade, atrapalha.  promovê-lo como se fosse livre, como você faz, atrapalha mais ainda.

(DIR) Post #AZk60EEEAf9Klzev7w by helioloureiroBR@mastodon.social
       2023-09-13T13:18:09Z

0 likes, 0 repeats

@lxo tá.  Sem tem blobs, então mostra pra mim no repositório:  https://github.com/torvalds/linuxOnde estão os blobs nesse repo?

(DIR) Post #AZk60EvpYY1mxE3k5g by lxo@gnusocial.net
       2023-09-13T20:20:40Z

1 likes, 0 repeats

o github não me mostra nada (é javascrippled), eu não gosto de induzir ninguém a obter ou manipular software privativo, ainda mais de legalidade duvidosa, mas se você fizer um git clone e daí um git grep 'is not GPL' vai encontrar o primeiro que me veio à mente dos blobs remanescentes.  se cavar mais vai achar mais, mas eu não vou me meter nisso, porque pra contradizer uma afirmação falsa como a sua basta um contraexemplo e já dei doisquanto a blobs no ubuntu (ou no debian), veja o que foi instalado no diretório de carga de firmware nas suas máquinas.  praticamente tudo lá é software privativo de liberdade.QED?