Post AS8siWDOj7Jd1okd6W by hrcerq@fe.disroot.org
 (DIR) More posts by hrcerq@fe.disroot.org
 (DIR) Post #AS8siVWrHHHutsqenY by hrcerq@fe.disroot.org
       2023-01-29T17:10:22.758590Z

0 likes, 0 repeats

@cochise Infelizmente poucas pessoas compreendem o que é a Internet. E não, não estou falando de conhecer todos os detalhes técnicos, mas de ter uma visão geral mesmo.Fato é que tanto a infraestrutura física quanto a infraestrutura lógica possuem um alto grau de centralização, que facilita a identificação do tráfego.

(DIR) Post #AS8siWDOj7Jd1okd6W by hrcerq@fe.disroot.org
       2023-01-29T17:12:48.902463Z

0 likes, 0 repeats

@cochise Algumas iniciativas, como a rede Tor, por exemplo, ajudam a dificultar a análise do tráfego, até um certo ponto. O projeto GNUnet também é interessante (até mais do que o Tor, na minha opinião, pois vai mais a fundo na reformulação da infraestrutura lógica), mas no limite não há solução 100% efetiva.Por outro lado, até que ponto precisamos de uma solução 100% efetiva? Quero dizer, não seria mais interessante controlar o modo como a análise de tráfego pode ser feita? Em essência é um problema mais político do que técnico.

(DIR) Post #AS8siWiwpoYKbfVpHU by gn21@fe.disroot.org
       2023-01-29T17:32:22.677981Z

0 likes, 0 repeats

@hrcerq @cochise Redes mesh não seria um passo além no controle da própria infla já q pelo pouco q eu sei usaria a antena wifi dos nós ou dispositivos para se comunicarem? Falei bobagem?

(DIR) Post #AS9XSXYk3c5ogWEaCu by hrcerq@fe.disroot.org
       2023-01-29T18:14:05.198444Z

1 likes, 0 repeats

@cochise @gn21 Pois é. E além disso ainda tem a questão dos limites da própria criptografia, que também não oferece uma resposta milagrosa. Embora tenhamos avançado muito com a criptografia, a criptoanálise também avança mostrando falhas ou fissuras que precisam ser cobertas, vez ou outra tornando um algoritmo obsoleto.Isso pra não falar em eventuais falhas de implementações desses algoritmos, ou nos protocolos em que são utilizados.No fim das contas, é importante lembrar que a Internet pode sim (e deve) ser um grande facilitador das comunicações, mas não deveria ser tão levado a sério a ponto de intermediar toda a nossa vida.

(DIR) Post #AS9XSZJZWz9A839Uq8 by hrcerq@fe.disroot.org
       2023-01-29T18:24:46.218236Z

1 likes, 0 repeats

@cochise @gn21 E por isso acredito que ainda precisamos e continuaremos precisando de lojas físicas, agências de banco físicas, caixas de correio e papel. Apesar de ser uma opinião impopular, acho que até a volta dos orelhões espalhados por todo lado seria algo positivo.Por isso também teimo em não aderir a essa cultura de transformar tudo em aplicativos. Não vejo resultados positivos dessa cultura no longo prazo. Nem no curto prazo, inclusive.