Post AQmbGnIP4x123ryuTA by jonasnuts@mastodon.social
(DIR) More posts by jonasnuts@mastodon.social
(DIR) Post #AQmYhDoCpLc3xMlbPM by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-20T01:12:17Z
0 likes, 0 repeats
Criem a instância que querem ver no mundo!
(DIR) Post #AQmbGnIP4x123ryuTA by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-20T01:30:47Z
0 likes, 0 repeats
@maryjane isso parece ser ideal, e fácil, no papel :-) Mas depois aparecem as pessoas e estragam tudo :-)
(DIR) Post #AQmbGngrc0a7HjQRay by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-20T01:41:07Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts Não é difícil, há vários serviços de hosting para instâncias de mastodon, até existe paginas com listas de todos esses serviços: https://joinfediverse.wiki/How_to_host_your_own_Fediverse_instance%3F/enAos custos do serviço de hosting adiciona o custo do domínio, mas se guito é um problema, uma pessoa pode juntar-se com outros para dividir os custos, ou ter um patreon para os utilizadores doarem. 1/3
(DIR) Post #AQmbL5ynYSypANrWTo by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-20T01:41:55Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts E algums desses hosters fornecem outros serviços para além do mastodon, como por exemplo, pleroma, misskey, calkey.Agora se o problema é "as pessoas". Nada impede alguém de criar uma instância pessoal para si. Há vários que o fazem.Se a pessoa já tem uma lista de pessoas que segue de uma conta anterior noutra instância é so migrar a conta para a nova instância e importar esses contactos. 2/2
(DIR) Post #AQmbSzX5PNxjUKfJJY by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-20T01:43:20Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts Ou seguir hastags para procurar posts por temas e encontrar pessoas para seguir com isso. Ou usar um relay para encher a timeline.(ok, nestes momentos gostava que o mastodon por default tivesse mais de 500 char)3/3
(DIR) Post #AQmbsvEE2AJxfUCxA8 by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-20T01:48:01Z
0 likes, 0 repeats
@maryjane eu aproveitei a boleia dum debate que estava a decorrer, sobre regras das instâncias. Qualquer pessoa que queira ter uma instância, tem duas opções, ou tem uma instância para si e para os amigos e não tem grandes preocupações de moderação ou, se quiser optar por outra via e ter uma instância para mais pessoas, tem de pensar em regras e depois na sua aplicação. E isto de fazer regras é muito bonito, e no papel as coisas até podem parecer fazer sentido, mas depois chegam as pessoas 1/?
(DIR) Post #AQmeAtgahv0O0NAtOq by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-20T01:52:16Z
0 likes, 0 repeats
@maryjane porque eu acho que toda a gente (enfim, mais coisa, menos coisa), quer estar num ambiente porreiro, sem agressões, sem gente mal educada, sem gente sem noção, sem insultos, etc…. O problema é a subjetividade de tudo isto. O que é insulto para mim não é obrigatório que seja para ti, o que é agressivo para mim pode não ser para ti, etc…. É impossível criar regras à prova de tudo e é mais difícil ainda implementá-las, sobretudo se tens mais do que uma pessoa a moderar. 2/?
(DIR) Post #AQmeAusgGSGni9q3sm by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-20T01:59:42Z
0 likes, 0 repeats
@maryjane e o que verifico aqui, é que algumas instâncias sucumbem à tentação do micro management, na ilusão de que conseguem criar um espaço seguro para os seus utilizadores. E de repente, tens um grupo reduzido de pessoas, que nem sempre sabes quem são, ou que às vezes até sabes e é pior ainda, a decidir de forma muito pouco clara e transparente, o que é que um grupo alargado de pessoas pode e não pode ver. É um regresso ao passado que não me cheira nada bem e de que não gosto. 4/4.
(DIR) Post #AQmeAwWQABeWnhRJSq by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-20T02:13:40Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts Nós já falámos de alguns destes temas antes :)O software do mastodon tem uma limitação sobre a qual eu ainda não tenho uma opinião 100% formada (ainda não fui ver o issue tracker no github para ver se isso já foi discutido) que é: se a instância A bloqueia o utilizador "Eduardo das Conquilhas" que está na instância B, as pessoas que seguem o "Eduardo das Conquilhas" na instância A, não recebem uma notificação automática. 1/?
(DIR) Post #AQmebVZuRo3t3Sjr3w by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-20T02:18:29Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts E ter essa informação pode ajudar a tomar decisões. Mas eu não sou contra que moderadores tenham a opção de bloquear um utilizador (e não estou a assumir o contrário da tua parte).Os moderadores tem que ver o todo, e o "Eduardo das Conquilhas" pode ser o tipo mais porreiro do mundo com meia duzia de amigos e ter um comportamento de assédio e insultos de vários outros utilizadores. E ai tem que tomar decisões num sistema onde estão não só os amigos do "Eduardo"2/?
(DIR) Post #AQmfDFHjTPuPWiENbU by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-20T02:25:18Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts Mas também dos utilizadores que foram alvo dele. E se calhar isso quer dizer que pessoal se considera amigo do "Eduardo das conquilhas" deixa de poder falar com ele na instância A.Mas como um utilizador pode sempre mudar de instância e retomar o contacto, não considero isso um regresso ao passado.Ninguém impede quem quer de retomar contacto com o "eduardo"3/?
(DIR) Post #AQmff4T3Hmvc5LnHEm by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-20T02:30:20Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts Quanto à identificação dos mods. Há diferentes perspetivas sobre isso. Algumas instâncias os mods e admins fazem.no a partir das suas contas pessoais. Noutras, existe uma conta de admin para falar oficialmente pela instância, porque o pessoal que que é mod/admin prefere ter as suas contas pessoais exclusivamente para contas pessoais. Noutras os mod/admin tem duas contas ambas com o seu nome próprio, uma para coisas da instância outras para coisas pessoais.4/?
(DIR) Post #AQmfxGgAcdexAgbgI4 by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-20T02:33:38Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts A tua questão da micro gestão, eu considero as regras da instância um compromisso que os admin tomam com as pessoas que estão na instância. E a maioria dos mods levam esse compromisso a sério. Quando querem criar espaços seguros, não estou a dizer que tu não leves. estou a dizer que há perspetivas diferentes e nem todos concordamos.E ai haver instâncias diferentes ajuda.5/?
(DIR) Post #AQmgOiiUUIoXwkmZCi by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-20T02:38:35Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts Aquilo a que tu chamas micro gestão, em muitos casos eu chamaria compromisso.Nem sempre concordei com as decisões ou processos tomados em alguns casos específicos em algumas instâncias. Mas sim digo que muitos moderadores um compromisso.Mas para repetir o que disse há uns dias, se uma pessoa deixou de confiar nos mods da sua instância, deve mudar de instância, se acha que o processo pode melhorar, que levante essa questão construtivamente. 6/?
(DIR) Post #AQmgUrnHeS21pwxH4S by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-20T02:39:41Z
0 likes, 0 repeats
@maryjane Mas, de repente, tens uma instância completa que não consegue contactar ou ser contactada pelo gajo das conquilhas, que não sabe sequer que ele existe, e que não pode decidir por si se quer ouvir o que o gajo tem para dizer. Não sabe sequer que não o pode fazer, porque não há um espaço na instância, dedicado a explicar quem está banido, e porquê. Silencias uma pessoa e manténs uma comunidade na ignorância. Duas possibilidades que não me agradam mesmo nada.
(DIR) Post #AQmgZzGfI6tESs8iNU by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-20T02:40:36Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts E se não encontra uma instância que corresponda à sua visão deve criá-la para que essa instância exista. Vai bater com a cabeça na parede com situações que não contemplou antes e ter que adaptar com isso, talvez.Mas termos um fediverso com instâncias diferentes vale a pena.7/7
(DIR) Post #AQmgx2EGRn3YJF0TWy by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-20T02:44:48Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts como disse no primeiro post da minha resposta. Isso é uma limitação actual do mastodon como software. o as pessoas não receberem uma notificação. A lista estar exposta numa página publica tenho dúvidas por motivos que já disse no outro dia.E usei o nome "Eduardo das conquilhas" pa ter um nome de exemplo genérico e porque passei lá perto no outro dia.
(DIR) Post #AQmhaNCUPTqce1vzsm by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-20T02:51:54Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts E sobre limitações do software do mastodon, com a exceção dos admins do mastodon.social (que também são os devs do software que se usa). A maioria dos admins e mods de instâncias não são devs do software do mastodon para o resolverem, por isso é que no outro dia te falei no issue tracker do repositório github do mastodon para levantar esse assunto lá.