Post AQfu9QiFBNZH14YCCO by jonasnuts@mastodon.social
(DIR) More posts by jonasnuts@mastodon.social
(DIR) Post #AQfULeA4PNe9OTjNSq by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-16T10:02:27Z
0 likes, 0 repeats
Agarrem-se, que vem aí outra avalanche de pessoal do Twitter.Já sabem, imbuam-se do espírito mastodon, sejam sobranceiros, com duas pedras na mão, digam que aqui é só malta inclusiva e que quem vem do twitter tem de ser reeducado.Mas com smiles :-)
(DIR) Post #AQfULeaeoWuiiwAbuC by Gato@comerocudequemestalendo.com
2022-12-16T13:56:32Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts @azul_pop azuleja!
(DIR) Post #AQfULfEMQufmi4kJn6 by azul_pop@botsin.space
2022-12-16T13:56:46Z
0 likes, 0 repeats
Azulejado!https://azuleja.azulpop.pt@Gato @jonasnuts
(DIR) Post #AQfULfx1kqOywbdzPc by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-16T13:59:53Z
0 likes, 0 repeats
@Ritinha_ esta @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfULgNGBJNyFxuwIi by Ritinha_@mastodon.social
2022-12-16T14:09:03Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts @azul_pop @Gato Isso não linkou para o último azulejo, mas acho que a intenção era essa.Tenho o bom hábito de, quando chego a casa alheia, não dizer em voz alta que lamento o facto de não terem lá a coisa péssima que apreciava na minha casa. Posso pensar, mas pelo menos tento lidar com esse meu defeito e sinto alguma vergonha de o ter.Não fico empafiosa com o meu egoísmo nocivo.
(DIR) Post #AQfULgx42C1e30fX6m by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-16T14:15:33Z
0 likes, 0 repeats
@Ritinha_ assumes que toda a gente é como tu. E que dava valor às mesmas coisas. E que gostava do que tu gostavas. Eu continuo a sentir falta do quote RT e não, não acho que fosse uma funcionalidade tóxica (não há funcionalidades tóxicas). Acho mais eficaz tentar fazer com que as pessoas se sintam bem, em vez de escarnecer. @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfULhUk0yxpjSQQbI by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-16T15:20:32Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts 1/2"(não há funcionalidades tóxicas)." Ou ler isto fico com a impressão que achas que código (e as funcionalidades que o código gera) são uma coisa que surge por magia e inerentemente imparciais. Código e funcionalidades são criados por seres humanos que tem os seus; - enviesamentos- opiniões maneiras de ver o mundo- interesses económicos- os interesses dos seus patrõesCódigo é o reflexo de opiniões/interesses de seres humanos. @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfUasR3cW8w0WwH0C by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-16T15:23:20Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts 2/2se os patrões de uma rede social acharem que para ter lucro (com muitos utilizadores engajados) precisam de facilitar que os utilizadores tenham ferramentas para andar à batatada o dia inteiro o código vai refletir isso.@Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfVFKjto3QNNF2jZI by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-16T15:30:39Z
0 likes, 0 repeats
@maryjane Mas essa manipulação é feita através de algoritmo, que te põe à frente o conteúdo ao qual sabe que vais reagir. Eu queixo-me imenso da falta de QRT porque a utilização habitual que lhe dava era positiva (não digo que era a utilização exclusiva, atenção). E a minha TL usava a funcionalidade maoritariamente de forma positiva (não exclusivamente, claro). @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfVNlbToGRn0a7tYW by DiogoConstantino@masto.pt
2022-12-16T15:32:09Z
0 likes, 0 repeats
@maryjaneEu acho que podem haver funcionalidades tóxicas, mas que nem todas as que permitem toxicidade são tóxicas.É uma opção legitima não ter o aquela funcionlidade do quote retweet, mas compreendo porque é que a @jonasnuts sente falta dela, eu também sinto às vezes. Mas é possível que de facto ajude a manter um ambiente melhor.@Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfVwgkBrwou4XqvD6 by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-16T15:38:29Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts A tua afirmação (bastante absolutista, diga-se de passagem), da qual eu discordo foi: "não há funcionalidades tóxicas"Isso foi o que eu contestei. não contesto um utilizador, reconhecer que o algoritmo existe, e a sua toxicidade e TENTAR contornar o algoritmo.@Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfY7ahuqyk8RZ7Csa by Bossito@mastodon.green
2022-12-16T15:34:59Z
0 likes, 0 repeats
@DiogoConstantino O QRT, q tb usei mto, mesmo q não intencionalmente tóxico é sempre um desviador de conversas. A conversa sai do post original para o QRT, mas usando o conteúdo original como tema.. e isso já não é mto simpático, mm q tudo seja feito na santa paz, obriga o autor do original a vir a diferentes terreiros pra falar sobre a mesma coisa..@maryjane @jonasnuts @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfY7bLyS2mmRnrCJk by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-16T15:39:12Z
0 likes, 0 repeats
@Bossito Voltamos à discussão...... o post original pode ser para dar o mote para outro debate. Eu não quero ser um mero amplificador de opiniões alheias, quero juntar a minha visão da coisa (positiva ou negativa). Quero partilhar uma receita da Nigella e dizer "olhem, fiz isto, mas saiu uma merda, se tiverem truques que me ajudem, apitem" ou "saiu espetacular, se precisarem de dicas, apitem" @DiogoConstantino @maryjane @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfY7bnGoYcVoSczrc by Bossito@mastodon.green
2022-12-16T15:41:17Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts Pode, e não estás impedida de citar e sobretudo de responder ao post original. Mas o QRT é uma espécie de apropriação de um post q não é teu, é sobretudo isso q acho pouco simpático e nem havia optout, só pondo a conta privada. E acho perfeitamente legítimo que as pessoas queiram impedir o QRT dos seus posts.@DiogoConstantino @maryjane @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfY7cDVF1bV7otwki by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-16T15:44:49Z
0 likes, 0 repeats
@Bossito Acho que a Nigella estaria pouco interessada em saber como me tinha corrido a coisa :-) Também assumo que não precisasse de dicas minhas. Responder à origem nem sempre é útil. @DiogoConstantino @maryjane @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfY7cmb8Xg0sfJySG by Bossito@mastodon.green
2022-12-16T15:47:52Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts Esse caso é ligeiramente específico e é-me mais fácil entender, trazes um post de uma figura pública estrangeira, em inglês, e discutes o assunto em português, certo, há um mudança linguística nessa transferência q por si só justifica a transferência.. e certamente figuras públicas e influencers em geral adoram os QRTs q lhes fazem. @DiogoConstantino @maryjane @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfY7dIrCbTsUiPjjk by Bossito@mastodon.green
2022-12-16T15:48:25Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts Eu aceitaria o QRT aqui desde q com a possibilidade de optout, e aviso já q optaria por isso, e acho até bem q o optout implicasse não poder fazer QRTs tb.@DiogoConstantino @maryjane @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfY7dpTFLZK7rfmZU by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-16T15:53:07Z
0 likes, 0 repeats
@Bossito Não creio que esteja nos planos de quem contribui para a coisa, pelo menos nos tempos mais próximos, facilitar essa forma de participação. Não tens de te preocupar :-) @DiogoConstantino @maryjane @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfY7eEziRz9P1cAM4 by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-16T16:02:50Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts Eu já disse isto antes num post à umas semanas. Quem quer mesmo ter o RT, pode sempre migrar a sua conta para uma instancia de misskey ou calkey (ou criar uma instancia de um dos dois serviços), que suporta essa funcionalidade e é compativel com o mastodon (menos o RT). No fediverso há instâncias e serviços para todos os gostos, ou pode-se criar uma.@Bossito @DiogoConstantino @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfYYBGzWe0rNaCULo by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-16T16:07:35Z
0 likes, 0 repeats
@maryjane Tens a conta privatizada, é natural que não tenha chegado a muita gente, o teu post. Eu quero mesmo o RT e, por isso, faço-o à mão, sempre que tal o justifique (a não ser que alguém me diga que não quer, e nesse caso, respeito). Não achei que fosse sobre isso, este debate :-) @Bossito @DiogoConstantino @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfffSJ5IAvTumayUi by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-16T17:27:25Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts o meu post chegou a quem me segue. Se leram e com eles. Se acharam interessante o suficiente podem sempre fazer boost sem precisar de RT @Bossito @DiogoConstantino @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfh6HEueEkhMZzu3U by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-16T17:43:26Z
0 likes, 0 repeats
@maryjane (rt e boost são a mesma coisa). A sério? Aqui dá para fazer RT duma conta privada? Do lado de lá assumem que de uma conta privada não se pode fazer RT. Nem QRT. @Bossito @DiogoConstantino @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfrFwjuiiqCDlkOqe by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-16T19:37:17Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts 1/2"rt e boost são a mesma coisa" não necessariamente, um boos permite partilhar pelos teus contactos conteúdo que consideras "fixe" ou que achas que mais pessoas podem achar fixe, mas não tens o comentário por cima com a tua opinião. Se alguém vê o boost e acha interessante clica no boost e comenta na thread original em vez de espartilhar a conversa em várias threads como o RT contribui para fazer.@Bossito @DiogoConstantino @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfrYBYgMYsROSBtrc by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-16T19:40:34Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts 2/2 a lógica no desenho do software do mastodon neste aspeto com os RT passa por: pá se tens algo a contribuir para uma discussão responde na thread original, os teus seguidores veem a tua resposta e se tiverem interesse carregam no teu post para abrir a thread.O que torna (não impossível) mas mais chato de fazer aquilo que são as coisas negativas do RT.(Afinal há um terceiro post a caminho)@Bossito @DiogoConstantino @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfrnIEBqeEaQEoGVk by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-16T19:43:18Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts Que muitas vezes é; em vez de responder diretamente à pessoa, criar uma thread separada para os seguidores com o bitate da pessoa, e coisas como "já viram esta besta".Em vez de responder diretamente. Se sim com isso o e outros exemplos bem piores, o RT é efetivamente usado por muita gente para efeitos tóxicos. @Bossito @DiogoConstantino @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfrtfmvAHiZEL64zA by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-16T19:44:27Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts Os efeitos positivos que descreves de um RT, tens outras maneiras de fazer no mastodon, com boosts, com coisas como followfriday para recomendar contas que aches fixe a outros.@Bossito @DiogoConstantino @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfsCIwmJMsptNalCi by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-16T19:47:49Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts "A sério? Aqui dá para fazer RT duma conta privada?"Não entendo essa pergunta. O mastodon não tem contas privadas, tem definições que um utilizador pode escolher, se um utilizador escolher fazer um toot, que não é visivel em timelines publicas, ou só para seguidores ai não podes fazer boost.
(DIR) Post #AQftMaIKlfeqXr8kQC by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-16T20:00:51Z
0 likes, 0 repeats
@maryjane Não está em causa que as funcionalidades podem ser usadas para atingir objetivos menos simpáticos, digamos assim. Um simples toot, uma DM, ainda hoje tive um exemplo disso. Não vais deixar de ter estas funcionalidades porque alguém as usa para fazer merda.Boosts faço com frequência, #FF nem por isso, nunca foi a minha cena. Mas faço QRT à la pate, sem que tenha havido qualquer problema até à data. :-) @Bossito @DiogoConstantino @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfu1Lx8zknjwCfWMq by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-16T20:05:31Z
0 likes, 0 repeats
@maryjane estava a tentar explicar que, tecnicamente, boost e RT são a mesma coisa. Pego num conteúdo produzido por uma pessoa e exponho-o às pessoas que me seguem. Pode significar concordância, pode significar apenas que quero amplificar aquele conteúdo. Nada disto abre novas threads.O que abre novas threads são os QRT (quote rt), significa que ao boost, acrescentas o teu comentário. @Bossito @DiogoConstantino @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfu1MWarx9pi9Fpce by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-16T20:08:15Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts ok, fiz confusão entre RT e QRT.@Bossito @DiogoConstantino @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfu9QiFBNZH14YCCO by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-16T20:09:42Z
0 likes, 0 repeats
@maryjane os meus seguidores vêem a minha resposta, se seguirem a pessoa a quem eu estou a responder. E nem sempre eu quero responder a quem fez o toot, nem o toot carece de resposta. Portanto, eu sei o que a plataforma faz. Não facilita o qrt. O que eu faço é um toot, com o link do toot que pretendo comentar, faço o meu comentário, cito a autoria e já está. É um qrt, só dámais trabalho. Ainda ninguém as chateou comigo. @Bossito @DiogoConstantino @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfumutCv4tdtyVW9g by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-16T20:16:46Z
0 likes, 0 repeats
@maryjane a tua conta tem um cadeado, não é pública, portanto. Do lado de lá, não consegues fazer boost a toots de contas com cadeado. Assumem que o conteúdo é para ser apenas acessível para as pessoas autorizadas.A não ser que o cadeado aqui não tenho a ver com os conteúdos, mas com o ato de seguir. É isso?
(DIR) Post #AQfvIEbzdt1s2xOBwO by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-16T20:22:28Z
0 likes, 0 repeats
@maryjane Faço boosts da mesma forma q fazia RTs do outro lado. Zero diferença. Isto aqui não é muito diferente (excepto na rede), do ponto de vista técnico, o tipo de utilização é exatamente o mesmo. Não uso o algoritmo, nunca usei, não lhe sinto a falta. Talvez o carregamento automático de toots seja aquilo de q sinto mais falta, mas percebo que sobrecarrega servidores. Portanto, consigo ter a mesma experiência, apenas com + trabalho :-) @Bossito @DiogoConstantino @Ritinha_ @azul_pop @Gato
(DIR) Post #AQfvJi6zRotVpRajOC by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-16T20:22:48Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts o cadeado tem haver com o ato de seguir.
(DIR) Post #AQfxcTNgdkMLYKTXk0 by jonasnuts@mastodon.social
2022-12-16T20:38:44Z
0 likes, 0 repeats
@maryjane ok, é diferente. Não compreendo a necessidade de gerir de uma forma tão controladora quem nos pode e não pode seguir. Sobretudo porque não deixar que alguém te siga não impede que essa pessoa leia o que escrevemos. É estranho, para mim.
(DIR) Post #AQfxcTsWn51t5yuAoS by maryjane@social.coletivos.org
2022-12-16T20:48:35Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts não impede uma pessoa de ver os teus posts públicos, indo por exemplo ao url publico do user: https://social.coletivos.org/@maryjane mas dá mais trabalho.Mas impede bots de te seguirem automaticamente por exemplo. E como tu podes fazer posts que não aparecem nas timelines publicas, só para seguidores, permite-te escolher quem esses seguidores são. Se tiveres praí virada