Post APxhfHTLE3HPGVCV96 by diogo@stegodon.eu
(DIR) More posts by diogo@stegodon.eu
(DIR) Post #APxhfFmlUrd22AGz8y by ubuntuportugal@masto.pt
2022-11-24T21:47:37Z
0 likes, 0 repeats
#meetups em Sintra e Ponta Delgada.
(DIR) Post #APxhfGUMskVUDOfo6i by ubports@mastodon.social
2022-11-25T08:44:59Z
0 likes, 0 repeats
@ubuntuportugal Sempre presentes com a comunidade #Ubuntu
(DIR) Post #APxhfGxR8fl7fYH1Ps by josegustavomartins@masto.pt
2022-11-25T10:46:40Z
0 likes, 0 repeats
@ubports @ubuntuportugal digo eu, segundos ou terceiros telemóveis, antigos smartphones...
(DIR) Post #APxhfHTLE3HPGVCV96 by diogo@stegodon.eu
2022-11-25T10:54:35Z
0 likes, 0 repeats
@josegustavomartins O da esquerda é um BQ E4.5 é antigo, não sei se é daily driver do respectivo dono, mas temos na nossa comunidade quem use esse dispositivos como daily driver.O da direita é um @volla VollaPhone X, é um modelo de 2021 e é o meu daily driver.Pessoalmente só uso Ubuntu Touch desde o início de 2016, e conheço mais gente que usa como daily driver e único telemóvel.@ubports @ubuntuportugal
(DIR) Post #APxhfHzxGnMqteSXyq by diogo@stegodon.eu
2022-11-25T10:56:07Z
0 likes, 0 repeats
@josegustavomartins Já agora a @volla está a lançar um dispositivo novo este ano o VollaPhone 22, que também tem opção de ter Ubuntu Touch pré-instalado.@ubports @ubuntuportugal
(DIR) Post #APxhfIZl7g0WghD8mu by josegustavomartins@masto.pt
2022-11-25T10:58:35Z
0 likes, 0 repeats
@diogo @volla @ubports @ubuntuportugal não conheço essa marca. Vejo que é alemã e que mantêm um SO próprio. E são caros. Porque escolher essa marca? Sonho da privacidade?
(DIR) Post #APxhfJ9uxEvmUq819E by diogo@stegodon.eu
2022-11-25T11:05:33Z
0 likes, 0 repeats
@josegustavomartins têm um OS próprio e vendem também dispositivos com Ubuntu Touch pré-instalado.O caro depende do que estás a comprar. Se me disseres que custa mais que alguns dispositivos mais poderosos em termos de hardware. É um facto, ele custa mais, mas isso para mim não define ser caro.Para mim o mais importante é a garantia de ter um dispositivo novo com Ubuntu Touch pré-instalado suportado pelo fabricante.@volla @ubports @ubuntuportugal
(DIR) Post #APxhfJl8iqhmMHXkAK by josegustavomartins@masto.pt
2022-11-25T11:11:12Z
0 likes, 0 repeats
@diogo @volla @ubports @ubuntuportugal qual a mais valia de ser Ubuntu Touch? Porque não um SO android mantido por uma comunidade em vez de um SO mantido por um fabricante? Já pensei em comprar um telemóvel específico para instalar um SO android mantido por uma comunidade, parece-me mais interessante porque num telemóvel em que me interessa essencialmente privacidade, não é necessário que seja novo de última geração, e é bom que seja um telemóvel comum fácil de reparar e substituir. Penso eu.
(DIR) Post #APxhfKEuw8WZqdTWa0 by diogo@stegodon.eu
2022-11-25T11:15:48Z
0 likes, 0 repeats
@josegustavomartinsNão ser android. Ser um OS diferente, com uma experiência de utilização diferente.Prefiro um OS agnóstico de fabricantes de hardware, e um que seja inteiramente Software Livre/Open Source e no qual a comunidade tem de facto a possibilidade de ter um impacto participando no projecto, coisa que não acontece com Android. Também tem funcionalidades diferentes que só agora outros sistemas operativos começam a ter, como a convergência.@volla @ubports @ubuntuportugal
(DIR) Post #APxhfKiLAk3nJtF1RQ by diogo@stegodon.eu
2022-11-25T11:20:01Z
0 likes, 1 repeats
@josegustavomartinsA maior parte dos dispositivos onde o Ubuntu Touch corre são dispositivos comerciais off the shelf, de fabricantes de dispositivos android, para os quais a nossa comunidade faz ports de Ubuntu Touch. como podes ver em: https://devices.ubuntu-touch.io/Os dispositivos da @volla são o resultado de uma parceria desta empresa com um fabricante maior relevante no mercado a Gigaset (antiga Siemens) e os seus componentes são comuns no mercado.@ubports @ubuntuportugal
(DIR) Post #APxhfKkT2plHQUEiky by diogo@stegodon.eu
2022-11-25T11:08:57Z
0 likes, 0 repeats
@josegustavomartins Também gosto que a @volla partilha valores que considero importantes e que contribui para o @ubports de várias formas, quer financeiramente quer com desenvolvimento, quer apostando na sua distribuição.O respeito pela privacidade dos utilizadores é de facto uma das vantagens do Ubuntu Touch. Não digo que seja o OS que tem mais funcionalidades nesse aspecto, porque não é, mas é um que não recolhe nenhum dado sobre os utilizadores.@ubuntuportugal
(DIR) Post #APxhfOuXZKCCKsyp0q by diogo@stegodon.eu
2022-11-25T11:23:16Z
0 likes, 0 repeats
@josegustavomartinsClaro que esta é a minha escolha minha opção, com base nas minhas preferências pessoais, outras são também válidas e felizmente agora há muitas mais do que quando o projecto UBPorts começou, creio que em parte por causa da insistência da nossa comunidade em fazer algo diferente apesar das adversidades e de assim provar a outros que também eles o podem fazer.@volla @ubports @ubuntuportugal