Post APSeE9WOOIyG6JPgRc by pedro_sales@masto.pt
(DIR) More posts by pedro_sales@masto.pt
(DIR) Post #APSeE8e9dxaNO62Mu8 by jonasnuts@mastodon.social
2022-11-10T08:09:33Z
0 likes, 0 repeats
Tirando a parte em que mete as pessoas em caixinhas, e as classifica como se fossem todas iguais (que é uma das coisas que me irrita em alguns dos gajos que por aqui andam), porque é sempre mais fácil haver um nós contra eles, este artigo pode ajudar a explicar desconfortos vários (quer de quem já estava, quer de quem chegou agora).Mas gosto da nota de esperança, aquela coisa do “mutual help”. Sempre foi a minha cena. https://www.hughrundle.net/home-invasion/
(DIR) Post #APSeE95nz9hglqyS0G by Bossito@mastodon.green
2022-11-10T08:14:25Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts há algum drama excessivo, mas pontos válidos.Preocupam me mais os custos disto, sobretudo com a chegada de mega celebridades, será que as instâncias aguentam? Será que as celebridades quererão pagar a sua? Os 8€ do Twitter vão parecer baratos pelo que leio..
(DIR) Post #APSeE9WOOIyG6JPgRc by pedro_sales@masto.pt
2022-11-10T08:57:08Z
0 likes, 0 repeats
@Bossito @jonasnuts esse é o problema maior que antevejo. ontem li um toot a recomendar que pessoas não carreguem vídeos de forma nativa e coloquem antes links para vimeo ou youtube porque a largura de banda necessária para isso é cara e entope servidores. bom ponto, é verdade, mas temos ser justos e perceber isso degrada utilização. tem ser possível pagar. já vi é possível mastodon, e estou pensar nisso, mas queria mesmo era pagar servidor onde estou.
(DIR) Post #APSeEA3MPjLHkYq0pc by jonasnuts@mastodon.social
2022-11-10T09:02:07Z
0 likes, 0 repeats
@pedro_sales @Bossito podes criar uma instância própria, com amigos, dividem os custos por todos e está feito :-)
(DIR) Post #APSeEATwosbr51HFGy by pedro_sales@masto.pt
2022-11-10T09:17:44Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts @Bossito eheheheh gosto do optimismo de quem acha que tenho conhecimentos técnicos, para não dizer a paciência, para tal tarefa. eu ando de bicicleta há mais de 20 anos e mal sei trocar um pneu :).
(DIR) Post #APSeEAy50qiEaTNJEu by jonasnuts@mastodon.social
2022-11-10T09:29:38Z
0 likes, 0 repeats
@pedro_sales @Bossito é um serviço que podes comprar, chave na mão. Não tens de saber distinguir zeros de uns :-)
(DIR) Post #APSeEBLpaXi9m8UHGC by pedro_sales@masto.pt
2022-11-10T09:54:04Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts @Bossito o maior problema que encontro nesta rede é encontrar contas fora da minha instância. se passamos à ideia que cada utilizador deve montar o seu servidor, mesmo que serviço chave na mão, a complicação multiplica-se ainda mais. não percebo que vantagem traz em detrimento de um sistema de contribuição para os custos com largura de banda suficiente, que vão ser brutais. já vi mastodon.com dá para subsidiar, e bem, mas queria contribuir para que este se mantivesse rápido e eficaz.
(DIR) Post #APSeEBhSI90arCbXxw by jonasnuts@mastodon.social
2022-11-10T09:57:20Z
0 likes, 0 repeats
@pedro_sales @Bossito tem vantagens e desvantagens. Podes escolher desfederar servidores. Podes ter regras próprias de moderação (e depois os outros servidores agem em conformidade).
(DIR) Post #APSeECGuALMgd9BrDk by pedro_sales@masto.pt
2022-11-10T10:00:03Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts @Bossito vamos lá ver, nada disso responde à questão do crescimento e custos manutenção de um serviço que está a duplicar número publicações a cada semana. é utópico pensar que a cada meia dúzia de utilizadores há um disposto a montar o serviço, por simples que seja, assegurar a sua manutenção e moderação. a escala custa dinheiro e deve haver maneiras fáceis de contribuir. eu estou disposto a isso, a questão para mim é essa ou isto colapsa rapidamente.
(DIR) Post #APSeECpI6Us2LnHJom by maryjane@social.coletivos.org
2022-11-10T12:47:54Z
0 likes, 0 repeats
@pedro_sales Sem qualquer desprimor para o Hugo, mas já que o serviço masto.host tem inscrições fechadas, existem mais serviços de managed hosting para instancias de mastodon; https://joinfediverse.wiki/How_to_host_your_own_Fediverse_instance%3F/enEm que eles tratam da parte técnica, dos zeros e uns por ti:https://joinfediverse.wiki/How_to_host_your_own_Fediverse_instance%3F/en@jonasnuts @Bossito
(DIR) Post #APSecxzeOCE9aQvlZo by memoriavirtual@masto.pt
2022-11-10T10:07:57Z
0 likes, 0 repeats
@pedro_sales @jonasnuts @Bossito Até porque chegará a um ponto em que não será viável manter uma gestão amadora / em part-time.O que suscita outra questão que é a "perenidade" destas instâncias. (Haverá sempre (?) a possibilidade de mudar para outra, mas...)
(DIR) Post #APSecyO6vFnEoINIhc by BrunoPratas1@masto.pt
2022-11-10T10:13:55Z
0 likes, 0 repeats
@memoriavirtual @pedro_sales @jonasnuts @Bossito Neste momento não há razão para preocupação.No futuro...logo se vê.https://joinmastodon.org/sponsorsPodes contribuir com uma doação.O engraçado disto é que a gestão é tão transparente que a página até diz quanto € entrou e quanto prevêem necessitar para o futuro.
(DIR) Post #APSecyp3J5LO9qyohE by pedro_sales@masto.pt
2022-11-10T10:16:56Z
0 likes, 0 repeats
@BrunoPratas1 @memoriavirtual @jonasnuts @Bossito já tinha visto essa página, porque ainda há procura de formas como contribuir financeiramente, mas, do que percebo, isso é para o sistema em si e não para a instância onde temos a conta alojada. ora, a maioria dos custos recaem sobre o masto.pt e é futuro deste que me interessa saber como é possível manter. se o crescimento se mantiver a este ritmo isto vai ter custos e é preciso modelo financiamento, isso é certinho, ou colapsa.
(DIR) Post #APSeczI7Z0b1c0a20O by maryjane@social.coletivos.org
2022-11-10T12:52:24Z
0 likes, 0 repeats
@pedro_sales Sim, no mmastodon, como é descentralizado e não está tudo debaixo de uma empresa eu normalmente vejo 3 nívels de contribuição financeira:- Para quem desenvolve o software usados dos servidores, o pessoal do joinmastodon.org- Para quem desenvolve aplicações de mastodon (tusky, fedilab, etc)- Para os admins das instâncias.Por vezes aquele para o qual é menos claro sobre como contribuir acaba por ser as instâncias.@BrunoPratas1 @memoriavirtual @jonasnuts @Bossito
(DIR) Post #APSed0LhdB3UtPGPE8 by pedro_sales@masto.pt
2022-11-10T10:17:30Z
0 likes, 0 repeats
@BrunoPratas1 @memoriavirtual @jonasnuts @Bossito andava à procura, queria dizer (tem um erro de português).
(DIR) Post #APSgIfURfrrMJfmde4 by jonasnuts@mastodon.social
2022-11-10T08:30:39Z
0 likes, 0 repeats
@Bossito vim. Se o drama é excessivo ou não, cabe a cada um, porque é um tema subjetivo. Sim, não sei se a plataforma (as plataformas) escalam. E a moderação precisa de mais pessoas e de mais ferramentas. Mas isso são questões técnicas. As questões culturais são as mais violentas, mesmo assim.
(DIR) Post #APSgIg1PhIENxvCy24 by maryjane@social.coletivos.org
2022-11-10T13:11:10Z
0 likes, 0 repeats
@jonasnuts1/2O artigo é bom no geral.A questão das "caixinhas" de facto é o ponto nesse artigo, que mais comichão me causa. Mas eu mesmo tendo comichão com isso, consigo "perceber" em parte de onde vêm.O mastodon ao longo dos anos foi sendo habitado e construido por pessoal que queria "fugir" ao pior de redes como o facebook, ou o twitter. Desde a parte de falta de priivacidade, os trolls, a toxicidade, as logicas de interação promovidas por algumas dessas redes. @Bossito
(DIR) Post #APSgwhUbeEkW6uwoU4 by maryjane@social.coletivos.org
2022-11-10T13:18:24Z
0 likes, 0 repeats
2/2Existe alguma apreensão de algum pessoal de como o fediverso vai (ou não) mudar com mudanças tão rápidas em tão pouco tempo. Que algumas lógicas de redes socials como o twitter, facebook, etc que se quis evitar no mastodon começem a aperecer. Eu consigo entender isto. Mas reconheço que entre ter esta apreensão e começar a por pessoas em caixinhas é uma linha fina cinzenta que infelizmente pode fácil de passar.@jonasnuts @Bossito
(DIR) Post #APSjEQCKt6DTaoynRo by jonasnuts@mastodon.social
2022-11-10T13:43:59Z
0 likes, 0 repeats
@maryjane @Bossito concordo bastante. :-)