Post AL1fhXpeGoGhb8viMa by luck002@mastodon.social
 (DIR) More posts by luck002@mastodon.social
 (DIR) Post #AL1fhUX6XIeVMlEMXg by luck002@mastodon.social
       2022-06-30T12:33:08Z

0 likes, 0 repeats

Então, se tentar rodar o linux (kernel) sozinho em uma máquina não irá de fato acontecer nada. Por si só o kernel não é capaz de tomar ou substituir um sistema operacional. Não sei o por que da insistência de dizer que linux é um sistema operacional. É parte e não um todo. Simples de entender essa temática que muitos propagam, divulgam e desinformam.

(DIR) Post #AL1fhV1wgdK2uPezc8 by rafaelcaricio@conversafiada.net
       2022-06-30T13:09:00Z

0 likes, 0 repeats

@luck002 O que é um sistema operacional na sua opinião?

(DIR) Post #AL1fhVdASF62lr4idE by luck002@mastodon.social
       2022-06-30T13:42:57Z

0 likes, 0 repeats

@rafaelcaricio Eu só sei que não é maneira nenhuma o linux.

(DIR) Post #AL1fhW7IeDCQHJAmbA by luck002@mastodon.social
       2022-06-30T13:44:48Z

0 likes, 0 repeats

@rafaelcaricio Sistema Operacional. Conceito: É o conjunto de programas que gerenciam recursos, processadores, armazenamento, dispositivos de entrada e saída e dados da máquina e seus periféricos. O sistema que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares.

(DIR) Post #AL1fhWaisojdkYwHSa by rafaelcaricio@conversafiada.net
       2022-06-30T13:47:33Z

0 likes, 0 repeats

@luck002 não é isso que o Linux faz?Por isso que chama-se “distribuições Linux”, que eu o conjunto de software que alguém escolheu botar junto pra ser distribuído com o Linux como sistema operacional.

(DIR) Post #AL1fhWzXOYaIzWY68e by luck002@mastodon.social
       2022-06-30T13:53:07Z

0 likes, 0 repeats

@rafaelcaricio O Android não chamam de linux. Ai tá uma questão a ser esclarecida.Em relação as distribuições são sistemas operacionais com o kernel linux.

(DIR) Post #AL1fhXV5VFp0ZNJIJc by rafaelcaricio@conversafiada.net
       2022-06-30T13:57:10Z

0 likes, 0 repeats

@luck002 Android é Linux. O Android é o que faz com que o Linux seja um dos sistema operacionais mais usados do mundo.Na verdade o sistema operacional mais usado do mundo, aparentemente, é o MINIX.Distribuições são apenas um monte de pacotes de software configurados para funcionar juntos. Não é um sistema operacional. O sistema operacional é o Linux.

(DIR) Post #AL1fhXpeGoGhb8viMa by luck002@mastodon.social
       2022-06-30T14:03:57Z

0 likes, 0 repeats

@rafaelcaricio https://www.kernel.org/ aqui não diz ou específica que é de fato um sistema operacional.

(DIR) Post #AL1fhYKUQ8wF8nMLR2 by luck002@mastodon.social
       2022-06-30T14:05:48Z

0 likes, 0 repeats

@rafaelcaricio Resumidamente  chamar ou ter um kernel como sistema operacional. Isso é inconcebível no campo tecnológico.

(DIR) Post #AL1fhYkiqbvES9dIK8 by rafaelcaricio@conversafiada.net
       2022-06-30T14:08:34Z

0 likes, 0 repeats

@luck002 Eu discordo de você nesse ponto.Kernel é o sistema operacional.Ainda não entendi qual seu conceito de sistema operacional que o Linux não se enquadra. Mas tudo bem.

(DIR) Post #AL1fhZ6LYDDfXDkZ1s by gn21@fe.disroot.org
       2022-06-30T20:58:45.277500Z

0 likes, 0 repeats

Dá uma olhada nesse artigo, se quiser é claro: https://sempreupdate.com.br/android-e-linux/

(DIR) Post #AL1qhkOUfDgU3QWlpg by hrcerq@fe.disroot.org
       2022-06-30T22:15:18.638669Z

0 likes, 0 repeats

Aqui está um ótimo livro [1] sobre o conceito de sistemas operacionais, completo, livremente distribuível, e em português.[1] http://wiki.inf.ufpr.br/maziero/doku.php?id=socm:startComo se esclarece logo ao início do capítulo 2, além do núcleo (kernel), precisamos também de outros elementos para compor o sistema operacional, sendo eles os drivers, que fazem a interface com os dispositivos gerenciados, um gerenciador de arranque (bootloader) e os programas utilitários.Para além disso, especificamente no caso do kernel Linux, que é escrito em C, a biblioteca C tem um papel central na comunicação do kernel com os demais programas do sistema.

(DIR) Post #AL1qhl3GDeII5rbKNM by luizpicolo@mastodon.com.br
       2022-06-30T22:41:33Z

0 likes, 0 repeats

@hrcerq @rafaelcaricio @luck002 Olá, cai de "gaiato" na conversa, mas penso que a discussão é muito interessante. O próprio Tanembaum diz que "é difícil dizer com absoluta precisão o que é um sistema operacional, além de ele ser o software que opera em modo núcleo — e mesmo isso nem sempre é verdade".A meu ver, o Linux pode ser considerado um SO, pois ele age em modo núcleo.

(DIR) Post #AL1qhle80ZmhwCqlqC by hrcerq@fe.disroot.org
       2022-06-30T22:47:56.189967Z

1 likes, 0 repeats

No dia em que vir o Linux arrancar sozinho, sem bootloader, sem drivers pra se comunicar com os dispositivos, sem uma biblioteca C para fazer interface com os programas, sem um gerenciador de inicialização e sem programas utilitários para fazer a interface com o usuário e operações básicas, aí acreditarei que o Linux pode ser considerado um sistema operacional por si só.Até lá, estou aguardando pra ver se alguém faz um experimento mostrando isso.