___ _ _ _ / __\ |__ __ _| | | ___ _ __ __ _ ___ / / | '_ \ / _` | | |/ _ \ '_ \ / _` |/ _ \ / /___| | | | (_| | | | __/ | | | (_| | __/ \____/|_| |_|\__,_|_|_|\___|_| |_|\__, |\___| ATARI 2600 |___/ ______________________________________________________________________________ ------------------------------------------------- Guia em Português (Brasil) - VERSÃO 1.00 Autor : Luis Imperator Criado em : 19 de Junho, 2005 E-mail : luis.imperator(arroba)gmail(ponto)com ______________________________________________________________________________ ------------------------------------------------------------------------------ Plataforma : Atari 2600 Ano de Lançamento : 1980 Criado por : Funvision ______________________________________________________________________________ ------------------------------------------------------------------------------ ________________________________________ | TABELA DE CONTEÚDO | |¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯| | NOME DA SEÇÃO CÓDIGO | | | | Introdução..................| 001 | | Controles...................| 002 | | Tela do Jogo................| 003 | | Como Tudo Funciona..........| 004 | | Dicas Duca..................| 005 | | Agradecimentos..............| 006 | | Contato.....................| 007 | | Histórico de Versões........| 008 | | Copyright...................| 009 | | | ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯ COMO NAVEGAR NO GUIA Selecione o código da seção, copie, entre na opção Editar > 'Localizar' do seu navegador, cole, e clique Localizar. Se não funcionar, clique em Localizar novamente. Ou simplesmente selecione o código da seção e siga a sequência: CTRL+C, CTRL+F, CTRL+V e ENTER Nota: se você é um usuário de Mac, então use: [Command] + C, [Command] + F, [Command] + V e ENTER =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- INTRODUÇÃO [001] =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- Este jogo foi lançado em 1980 para o Atari 2600, e apesar de todo este tempo continua sendo um dos mais divertidos e desafiantes (como diz o nome) jogos do Atari até hoje. O jogo consiste em um patinho tentando atravessar uma... er... planilha, ou sei lá o que. E há insetos indo e vindo desta "planilha" para atrapalhá-lo. O desafio é alto, e você vai morrer muitas vezes, mas se você é da velha guarda (coisa que não sou) dos videogames já deve ter passado noites em claro jogando e se divertindo. Espero que seja de alguma utilidade, e fica aqui a minha homenagem a todos que ainda jogam o querido Atari 2600. Um abraço, curtam o game, e espero que curtam o guia também. -Imperator =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- CONTROLES [002] =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- Joystick - Move o personagem pra cima, baixo, direita e esquerda. Botão - Não se usa o botão neste jogo. =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- TELA DO JOGO [003] =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- Aqui está uma visualização do que você vê no jogo. PONTOS --> 0 0 0 0 ________________________________________________ | | | | | CHEGADA --> | | | | | |______|_____________|_____________|_____________| | | | | | | | | | | | | | | | | |______|______|______|______|______|______|______| | | | | | | | | | | | | | | | | |______|______|______|______|______|______|______| | | | | | | | | | | | | | | | | |______|______|______|______|______|______|______| | | | | | | | | | | | | | | | | |______|______|______|______|______|______|______| | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | |¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯|¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯|¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯|¯¯¯¯¯¯| | | | | | <-- INÍCIO | | | | | ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯ Ou veja uma foto aqui: http://www.vgmuseum.com/pics6/challenge.html =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- COMO TUDO FUNCIONA [004] =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- Aqui vamos explicar como tudo funciona: :: VOCÊ :: Você é um patinho e deve sair do INÍCIO e chegar à CHEGADA. Para tal você deve desviar dos insetos. :: INSETOS :: Em cada linha horizontal há um inseto, e eles se movimentam na horizontal (da esquerda pra direita e vice-versa) durante toda a tela, o inseto nunca muda de linha, continua sempre em seu movimento na mesma linha. :: COMO SE MOVER :: O patinho pode se mover livremente no sentido vertical (de baixo pra cima e vice-versa), você pode se mover no sentido vertical mesmo que haja linhas separando, não se preocupe. Já no sentido horizontal (da esquerda pra direita e vice-versa) você só pode se movimentar quando não tiver nenhuma linha no meio. :: VIDAS :: Você tem 6 vidas, e se morrer, começa de novo. :: PONTUAÇÃO :: Quando passa de estágio, ganha 1 ponto. Quando morre, aparece 1 ponto na sua coluna de perdas. =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- DICAS DUCA [005] =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- Confira aqui as dicas para um bom desempenho no jogo: - Logo que o jogo começar, fique só olhando os insetos para descobrir o padrão, isso é muito útil no jogo. Eles têm um padrão, e observando você pode saber qual a hora certa de se mover. - Se você notar, há um tipo de PORTO SEGURO no jogo, é a última linha, onde não há nenhum inseto para atacar. Estabeleça como meta chegar a cada um desses Portos Seguros, e quando chegar em cada um deles, pare e observe novamente. - Tentativa e erro é o jeito mais fácil de aprender muitas coisas, e este jogo é uma delas. Tente, volte, persista e vai conseguir. Neste tipo de jogo a prática conta muito a seu favor, quanto mais jogar, mais craque vai ficar. - Esquivar-se é uma boa forma de progredir. Se você não está certo se dá pra ir, não arrisque, desvie do inseto atual e fique esperando uma brecha. - Não espere que o patinho dê um pinote de uma hora pra outra, portanto, quando vir um espaço aberto para correr, veja mesmo se não tem nenhum inseto vindo na direção, ou é quase certo que ele lhe pegará. - Ao jogar com um amigo, observe a forma como ele joga, será diferente da sua, e você sempre pode aprender algo com isso. =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- CRÉDITOS E AGRADECIMENTOS ESPECIAIS [006] =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- [ Você, leitor! ] Você é a razão deste FAQ existir. [ Amanda ] Meu amor, por me apoiar em todos os meus projetos. [ TestaALT ] Um grande autor de FAQs para Atari 2600, inspirei este meu FAQ no dele. [ CJayC ] Por criar e manter o GameFAQs.com =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- CONTATO [007] =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- Se você tem algo de útil a dizer, alguma sugestão/correção ao FAQ, quer me elogiar, me criticar construtivamente, me parabenizar, me doar algum dinheiro, ou simplesmente dizer o que achou do FAQ, faça e responderei com todo o amor e carinho. Se você quer fazer perguntas já respondidas pelo FAQ ou quer apenas me irritar, não responderei o seu e-mail. 1 - E-mail: luis.imperator [arroba] gmail [ponto] com 2 - Lendo outros FAQs escritos por mim: http://www.gamefaqs.com/features/recognition/50561.html =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- HISTÓRICO DE VERSÕES [008] =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- Versão 1.00 - (19 de junho, 2005) - Comecei e terminei o guia. =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- COPYRIGHT - DIREITOS AUTORAIS [009] =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- Este FAQ não deve ser hospedado em nenhum site sem minha permissão por escrito, para pedir permissão para postar meu FAQ no seu site, peça com jeitinho por e-mail. .___ __ | | _____ ______ ________________ _/ |_ ___________ | |/ \\____ \_/ __ \_ __ \__ \\ __\/ _ \_ __ \ | | Y Y \ |_> > ___/| | \// __ \| | ( <_> ) | \/ |___|__|_| / __/ \___ >__| (____ /__| \____/|__| \/|__| \/ \/ :: Escrevendo FAQs desde 2004 :: http://www.gamefaqs.com/features/recognition/50561.html ============================================================================== Copyright 2005 Luis Fernando