(C) OpenDemocracy This story was originally published by OpenDemocracy and is unaltered. . . . . . . . . . . Cruzar a fronteira EUA-México, só para ver [1] [] Date: 2022-06 Não entrei em pânico quando me viram. Eu pensei, "Se nos pegarem, tudo bem". Eu sabia que, por ser menor de idade, eles me mandariam de volta para o México. E os homens nos cavalos se comportaram bem. Nos deram algo para comer e cobertores. Nos fizeram perguntas sobre quantas vezes já havíamos cruzado, quantos anos tínhamos, etc. E tiraram nossas impressões digitais e fotos. Nos trataram bem. Leia a mesma história, contada pela mãe de Omar Eu nunca ajudei pessoas a cruzarem. Nunca me atraiu. Um amigo uma vez me ofereceu 400 pesos (US$ 20) para ajudá-lo a segurar as escadas que eles usam para escalar o muro da fronteira. Mas eu recusei. Não é que eu estava com medo. E ninguém tentou me forçar. Simplesmente não era o que eu queria fazer. Meu primeiro trabalho foi com meu irmão em uma oficina consertando brocas, polidores e outras ferramentas. Eu tinha 15 anos e era apenas para ser um trabalho de verão. Mas gostei mais do que ir para a escola e acabei ficando mais de um ano. Eu ganhava pouco: 500 pesos (US$ 25) por semana. Tão pouco, na verdade, que às vezes eu tinha que comprar meus burritos de almoço no crédito. Eu gostava do trabalho, mas não gostava do salário. [END] --- [1] Url: https://www.opendemocracy.net/pt/cruzar-fronteira-mexico-eua-so-para-ver/ Published and (C) by OpenDemocracy Content appears here under this condition or license: Creative Commons CC BY-ND 4.0. via Magical.Fish Gopher News Feeds: gopher://magical.fish/1/feeds/news/opendemocracy/