E ai, Jack aqui. Eu sou judia, etnicamente e ate pouco tempo religiosamente tambem. E e disso que quero falar hoje, sobre como os atos de parte da comunidade podem ser desgastantes ate acabar com a sua fe. Eu nasci catolica e ate aos meus 14 anos era assim que eu me identificava, ia a missa, fiz primeira comunhao e ate crisma, mas comecei a questionar certos dogmas e acabei comecando a buscar novos caminhos. Aos 16 anos me descobri etnicamente judia ao fucar na arvore genealogica da familia e aos 18 apos estudar um bocado da religiao decidi comecar o processo de conversao, processo esse que nao finalizei ate hoje por motivos de sou pobre e n tenho grana pra me mudar pra Sao Paulo, onde esta a sinagoga mais proxima, sendo assim, acompanhava os servicos pela internet e cheguei a participar de seders online com a galera do Pink Peacock(bar anarquista judeu da escocia), antes de seu fechamento. Em 2023 comecou o conflito atual de uma guerra que dura decadas, alguns diriam que seculos, e logo comecou o desgaste. Primeiro o podcast que eu ouvia comecou a fazer comentarios que me desagradavam, mas beleza, parei de ouvir e continuei so assistindo aos servicos, falando com amigos judeus pro palestina(salve galera) e participando r/judaismo no reddit, com o tempo o subreddit se tornou insalubre e qualquer tentativa de defender o outro lado era vista como odio a si proprio ou voce era acusada de fingir ser judia, sai de la tambem. Pra mim comecou a ficar dificil de verdade quando eu vi o rabino que eu mais gostava da sinagoga fazendo declaracoes a favor de Israel e eu comecei a me afastar tambem da comunidade, ate que 2 semanas atras eles fizeram um servico em homenagem aos soldados israelenses vitimas do terrorismo. Isso pra mim foi o fim, a gota d'agua. Eu ainda acompanhava uma rabina americana pro palestina, mas havia me distanciado de mis amigues tambem. E desanimador ter uma fe e nao ter comunidade nem mesmo online, entao resolvi abandonar a fe judaica. Depois de 10 anos, eu me vejo novamente estudando outras fes, procurando aonde pertenco. No momento estou lendo um livro sobre o xintoismo, por influencia de uma amiga, vamos ver o que o futuro me reserva.