E ai, Jack aqui. Eu entrei numa toca de coelho de criar queijo vegano a partir de amendoim, note que eu disse queijo e nao tofu. Qual a diferenca? A diferenca e o metodo utilizado na coagulacao, enquanto o tofu usa um processo a partir de produtos quimicos ou limao para talhar o leite vegetal e transformar em queijo, enquanto isso o queijo utiliza de microrganismos probioticos que produzem acido latico. Mas vamos la, pra fazer queijo primeiro eu decidi aprender a fazer o tofu, utilizando como coagulante o Sulfato de Calcio(popularmente conhecido como gypsum) e nesse teste utilizei tambem o limao. O primeiro teste foi feito com amendoim torrado, utilizei ele porque ja tinha em casa e esperava dar um sabor mais pungente. Deu errado, nao coagulou nem deixando 24h parado. Mas eu esperava por isso, decidi entao comprar amendoim cru, ja que os tutoriais na internet utilizavam ele. Teste numero 2: - 1 xicara de cha de amendoim cru descascado - 450ml de agua - 5g de gypsum - meio limao O teste deu mais ou menos certo, enquanto houve coagulacao em 1h, o volume foi bem pequeno e nem compensava. Parti pro teste numero 3: - 2 xicaras de cha de amendoim cru descascado - 900ml de agua - 1 colher de sopa generosa de gypsum - 1 limao e meio O teste foi um sucesso, depois de 2h de descanso houve muita coagulacao, deixando a massa pesada de mexer, o resultado final depois de 12h de refrigeracao foram 323g de um tofu com consistencia entre requeijao cremoso e ricota com um sabor diferente de qualquer coisa que ja provei. E um pouco acido demais(exagerei no limao eu acho), a quantidade de sal nao foi o suficiente e o sabor de amendoim e suave. Na proxima receita vou tentar utilizar apenas o gypsum para diminuir a acidez. => https://i.ibb.co/k2HMB20p/image.png Isso e o que eu tenho ate agora e decidi compartilhar, agora estou tentando conseguir Kefir para usar como probiotico para fazer o queijo. Ate a proxima