E ai, Jack aqui TW: MORTE DE ANIMAIS Eu tenho TEPT, e o motivo nao e um assalto, uma guerra, um sequestro nem nada do tipo, meu TEPT e com a morte de um pet. Nossa familia resgata coelhos em situacao de vulnerabilidade, Lola era a mais forte do bando e a mais querida tambem, nos a resgatamos depois dela ser abandonada na rua. Mas tinham tambem a Cristal e o Topazio, que eram coelhos de criadouro, o Banguela, que foi criado dentro de uma gaiola e o Rodolfo que era criado junto com cachorros que frequentemente o assustavam. O problema foi, quando resgatamos o Rodolfo nao sabiamos que ele estava doente, nao fizemos quarentena, o erro foi nosso. Entao comecou com a Cristal, fraqueza, perda de peso e pelo, corremos para o vet, demos antibiotico e nada, fizemos cultura bacteriana, mas quando saiu o resultado foi tarde demais. Era uma bacteria resistente aquele antibiotico. O proximo foi o Topazio, mesma coisa, levamos no vet e ele passou um remedio mais forte, mas nada, Topazio agonizou por 1 noite antes de morrer. Rodolfo era gordo e peludo, nao percebemos ele perdendo peso ate ser tarde demais, percebemos em um dia, no outro fui pra academia e quando eu voltei era tarde. Mas nada aconteceu com o Banguela e a Lola, eles nao perderam peso, nem pelo, nada. Chegou dezembro e, de surpresa no dia 1o a Lola teve 8 bebes e foi ai que o problema comecou. Ela logo comecou a perder peso, mas era normal, ela estava amamentando, umas semanas depois comecou a perda de pelo proximo ao focinho, mas coelhos podem ter isso por um outro problema entao torcemos pra isso. Mas entao ela comecou a ficar letargica e nao pudemos mais ignorar, levamos ela no vet ja sem esperanca pedindo pra ele acabar com o sofrimento dele, a resposta foi "posso fazer isso, mas acho que ainda podemos salvar ela", isso foi na segunda semana de janeiro. Ela ficou internada, voltou a comer e ficar mais forte e levamos ela pra casa no dia 16. Dia 19 - 08:00 - minha mae me acorda para buscar remedio na farmacia de alto custo, um programa do governo do estado que da para a populacao remedios caros que nao estao disponiveis nas UBS. 13:00 - chego em casa, cansada e sonolenta por causa dos meus remedios, resolvo tirar um cochilo 15:30 - acordo assustada com gritos, chego na sala e era a Lola, gritando de dor, pego ela nos bracos e dou o dobro da dose de dipirona. Sabendo que nao posso fazer mais nada, ligo pra minha mae e digo "corre, a Lola esta morrendo", mas nao deu tempo, assim que desligo o telefone ela para de respirar, nos meus bracos. Durante os proximos meses acordei diversas vezes ouvindo gritos, vendo ela, como uma alucinacao, revivendo tudo como se eu estivesse la outra vez. Isso acontecia acordada tambem, mas eu nao podia contar pra ninguem. Minha mae nunca mais iria adotar um pet se soubesse que eu estava sofrendo tanto, e eles eram minha terapia em um momento que eu nao podia pagar 100 reais por semana em um terapeuta. Os flashbacks diminuiram com o tempo, hojem em dia so tenho eles uma vez a cada 4 ou 5 meses, mas tive um terca-feira. E e por isso que resolvi contar sobre os ultimos dias da Lola. Nao me arrependo de ter resgatado ela, sem ela o Tesla nao existiria. Sim, o Tesla e filho da Lola e do Banguela, daquela ultima ninhada. Mas me arrependo de algumas coisas, primeiro de ter resgatado o Rodolfo, depois de nao ter feito quarentena(que hoje fazemos com todos os novos pets), entao o pior, nao ter levado ela no veterinario antes. Se tivesse feito isso teriamos tempo de uma cultura pra descobrir qual antibiotico usar, mas a gente entrou em negacao, era qualquer coisa menos a bacteria, e esse foi nosso maior erro. Se voce esta se perguntando "E o Banguela?", bom, pra terminar com um final agridoce o Banguela viveu mais um ano e nunca demonstrou sintomas da bacteria, ele morreu em junho de 2025 por uma mistura de infeccao respiratoria pelos anos que viveu na chuva em uma gaiola, e E. Cuniculli, um parasita que afeta os rins e o estomago, mas que nao tinha relacao nenhuma com a bacteria. Nunca descobrimos que bacteria era, nao fizemos cultura na Lola e decidimos nao fazer autopsia, so sabemos que ela era resistente a todos os antibioticos mais comuns para coelhos e era extremamente contagiosa. Desculpe por ferrar com o dia de voces ao ler esse relato, e obrigada por ler mesmo assim.