E ai, Jack aqui. Eu tenho 7 coelhos, 2 vivem dentro de casa e 5 na garagem, e hoje vou ensinar a voce, aspirante a done de coelho, a cuidar de um. Coelhos sao animais sociais, porem territorialistas independente do genero. Eles vao brigar quando primeiro introduzidos, mas depois que se acostumarem eles ficam inseparaveis, amando ficar juntinhos lambendo uns aos outros. Coelhos PRECISAM de espaco, eles nao vivem bem em gaiolas e podem ate atrofiar as patinhas(tive um que resgatei assim) se viverem presos, de preferencia tenha tambem um espacinho, mesmo que pequeno, com terra para eles cavarem, faz parte da natureza deles, apesar disso, eles conseguem viver bem em apartamentos ou ambientes sem esse espaco de terra. Coelhos nao sao roedores, mas ainda assim eles roem, prepare-se para ter moveis e fios roidos, de preferencia deixe carregadores em locais altos e tenha moveis de metal. Coelhos demorar de dias a meses para se acostumar com voce e, geralmente, odeiam que voce pegue eles no colo, preferindo eles mesmos subirem quando se sentirem confortaveis. Sobre a alimentacao: - Feno e essencial e deve estar disponivel 24/7, recomendo comprar feno de fazenda por ser muito mais barato e normalmente de qualidade igual ao comprado em casas de racao. - Racao deve ser dada esporadicamente, 1x ao dia e mais que o suficiente, e deve-se evitar marcas de engorda que sao vendidas a granel. Boas marcas sao Nutropica, MegaZoo, FluffyRoe e a minha preferida e a Funny Bunny que e barata(pago 40 reais em 1.8kg) e de qualidade decente, ainda que inferior a Nutropica. - Legumes podem ser dados a vontade, porem alguns podem ser toxicos, entao sempre vale dar uma pesquisada antes. - Verduras devem ser dadas com cuidado, alface nao e recomendado por dar diarreia, couve deve ser dado em pouca quantidade por ter excesso de calcio e varias outras tem cuidados especiais. - Frutas devem ser dadas esporadicamente, eles amam banana, porem e rica em acucares que podem fermentar na barriguinha deles criando gases. Nao e algo que deve dar pra eles, mas eles comem sozinho. Nao se assuste se ver eles comendo coco, e um tipo especial de coco que nao foi totalmente digerido e pode ser "reaproveitado". Falando em coco, nao, o coco deles nao fede nem e nojento de se recolher, eles fazem bolinhas do tamanho e formato de um chocoball e durinhas. Essas bolinhas sao ricas em NPK e produzem estrutura necessaria no solo para crescimento de plantas, entao e uma boa usar na composteira. A urina, por outro lado, pode ser um problema ja que ela pode ser escura e cheirar forte, dependendo da alimentacao. Tendo dito isso, na minha opiniao, coelhos sao o animal mais gostoso de se ter, apesar de caros de manter. Lembrando sempre, se possivel, adote ao inves de comprar, sempre tem coelhos sendo abandonados/postos para doacao, principalmente pos pascoa. Era isso que eu tinha pra compartilhar com voces, como sempre, obrigada por ler ate aqui e ate a proxima.