E ai, Jack aqui. Eu tenho um Wii U, comprei ele quando ja nao era novidade nenhuma, na verdade o Switch tinha acabado de lancar mas eu resolvi escolher o mais barato e facil de desbloquear. Nesses 9 anos que tenho ele joguei muito, Splatoon, Mario Kart 8, Mario Maker e o GOAT que e Breath of the Wild, mas n e dos titulos nativos que quero falar aqui, quero falar de retrocompatibilidade, emulacao e homebrew. Pra quem nao sabe o Wii U e a terceira geracao a usar basicamente o mesmo processador mas cada vez com mais nucleos e clock mqis rapido, logo ele nao precisa emular titulos de Wii e Gamecube, so o sistema e diferente. Apesar disso, a dona Nintendo nao libera virtualconsole de Gamecube nativamente, voce precisa desbloquear e baixar o homebrew Nintendont pra isso, o que e muito simples e, de verdade, um Wii U sem desbloqueio em 2026 e quase um peso de papel, nem acesso a jogos multiplayer como Splatoon voce vai ter ja que a Nintendo fechou os servidores oficiais do console e voce nao tem acesso a Pretendo sem desbloqueio. Alem de titulos de Gamecube como Resident Evil, Pikmin e Soulcalibur 2 e diversos titulos de Wii como Smash Brawl, Punch Out e Metroid Prime 3, ainda existe o Virtualconsole, que te permite oficialmente rodar jogos de NES, SNES, Gameboy, GBA, N64 e extraoficialmente(wink wink) jogos de MSX, Sega Master System, Gamegear, Genesis, MSX e ate DS. Ainda tem duas opcoes de emulacao, que entram em territorio de homebrew, a PS1(que roda incrivelmente bem, travadinho a 60fps), o retroarch que, alem do ja citado, ainda libera emulacao de C64, DOS e MAME. Ate tem um emulador de Saturn, mas ele usa arquitetura do Wii, nao e atualizado desde 2011 e roda parecendo um PowerPoint, entao desse eu passo longe e, apesar do Reddit jurar que nao, eu tenho quase certeza que o Wii U seria capaz de rodar jogos de PS2, ja que o mesmo e pouco mais poderoso que o Dreamcast. Ainda no territorio de homebrews eu comeco a ver ports de jogos decompilados sendo lancados, como GTA 3, Vice City(que rodam na faixa de 30fps), Sonic Mania e outros. Em resumo, o Wii U e o melhor console que eu ja tive, e eu tive um bocado, curiosamente o segundo melhor tbm foi um fracasso de vendas, o PS Vita. Vale informar que existem 2 emuladores que eu nao recomendo, um port de PPSSPP que nao boota jogo de jeito algum(to tentando corrigir os erros no codigo e atualizar a versao do PPSSPP, mas nao garanto sucesso) e um de Dreamcast que esta em estagio alpha, porem esse ultimo e desenvolvido com IA. E e sobre isso que eu queria falar, obrigada por ler ate aqui e ate um outro dia.