Material do e no Fediverso,material-do-e-no-mastodon,,2025-12-13T13:59:00+00:00,[],True,True,False,"Musiquinta As quintas-feiras nos cantamos e dancamos! Lemmy Brasil - E ""tipo reddit"" ",,Look for the bear necessities.,,pt,,2025-12-13T13:59:00+00:00 tXsorMsvPfItnzmuauQV, # Meta de leitura #quartacapa Nesse blog sem muita cara de blog resolvi nao exibir a pagina ""blog"". Agrupei posts por assuntos. Post de leitura fica na tag ""quartacapa"" por inspiracao das tags culturais do fediverso. So que pode acontecer de escrever um post em uma madrugada insone de segunda-feira e nao na quarta... Se eu tenho meta de leitura? Sim, ainda que nem sempre eu a veja assim. Meta pode ser por numero de livros lidos, numero de paginas, area de conhecimento, genero e etnia do autor. Ja fiz ""desafio de leitura"" com planejamento de um tema por mes, que contemplava todo tipo de criterio. O mes de janeiro, por exemplo, era o mes do ""tema livre"". Ja entrei em panico com uma ressaca literaria e resolvi parar de ler ""de tudo"" e focar em um criterio. Escolhi ler ficcao cientifica. Em outros anos li brasileiros, li so mulheres. Nos anos da faculdade li pouca literatura e muito texto teorico. (Parenteses do ""parece ruim mas nao e"" : cursei literatura. Heheh. Peguei resumos? Sim, muitas vezes. Fi-lo porque qui-lo... e porque ja tinha lido a maior parte das obras antes da faculdade.) E nao passou pela minha cabeca na epoca contabilizar as leituras de lingua, linguistica, historiografia e teoria da literatura como leituras da meta. Mas sao. Meu planejamento nao segue o modelo de meta smart (mas pode seguir). --- No geral, o plano e ler um livro por mes. No ano passado procurei livros com protagonistas mulheres maduras, livros escritos por mulheres e livros de scifi. Procurei autores negros. Tambem li um de autoajuda e um de reportagem. Quebrei uma das minhas regras do que nao fazer e li os livros de uma trilogia um atras do outro. Em 2025 a ideia e reler. Eu releio pouco porque sao tantos livros pra ler... Mas sei que releitura e um prazer, que e o reencontro com uma historia familiar com direito a novas percepcoes. Vou refazer os caminhos procurando o que eu nao vi antes por nao ter vivencia ou instrumentos pra captar. --- Qualquer maneira de ler vale a pena, nao tem certo ou errado. Ha pessoas que pegam o livro quando da vontade, sem marcar no calendario. Nao deixa de ser uma meta... Nao existe o numero correto de livros por ano. Podemos montar um plano e desmonta-lo pela razao que for. Nao tem problema montar planilha de acompanhamento. O Excel e legal, ele tambem merece participar da diversao. A meta, no fundo e essa: ler porque e bom. --- ## Links A Lady Sybylla tem uma proposta parecida de plano de releituras # Musicas de protesto Descobri uma banda muito boa: El Efecto ## minha indicacao Banda Gente - Samba do Trem ? Video ## Indicados da comunidade playlist no Spotify ",,,,pt,,2024-11-08T09:19:00+00:00 TIxCKAfdwkkGvxBdPmih, # Jardim digital ardim-digital,,2025-01-10T22:24:00+00:00,[],True,True,False,"Eu estava fazendo de novo: escrevendo e guardando na gaveta. Deixando o texto descansar. Os textos estao descansados, eu e que nao estou! Nao e assim que se faz ""digital garden"". Tem que deixar os textos descansando em publico! --- ## Outras vozes Jardins Digitais post do blog Jecosfera ",,,,pt,,2025-01-10T22:24:00+00:00 FuEjasjyCQBmjRADherX,Musiquinta: Musicas que inspiram,musicas-que-inspiram,,2024-11-18T20:10:00+00:00,"[""musiquinta""]",True,True,False,"14/11/2024: musica que te inspira. ## minha indicacao Fui pegar o link no YouTube e li os comentarios. Todo mundo com historia parecida: ""eu tava na merda, ouvi essa musica 9387373784 vezes e decidi fazer alguma coisa."" Eu pedi pra sair do setor onde trabalhei por 15 anos e fui fazer faculdade ? Rael muito Reizinho inspirador. Rael - hoje e dia de ver (Youtube) ## Indicados da comunidade Playlist no Spotify",,,,pt,,2024-11-18T20:10:00+00:00 azXywJdhqMebLgSYFwrc,Temos todo o tempo do mundo,temos-todo-o-tempo-do-mundo,,2024-11-19T16:33:00+00:00,[],True,True,False,"Estou em casa ha 5 dias sem nada pra fazer! Miniferias proporcionada pelo G20 na cidade. Minha filha veio passar uns dias conosco. Umas horas. Fizemos churrasquinho. Depois marido foi trabalhar e eu aproveitei a sujeira do churrasco para arrumar a bagunca na varanda. Tambem arrumei meus brinquedinhos de automacao residencial que se desconfiguraram depois da ultima queda de luz. Arrumei a bagunca das notas do Obsidian. Falei pra minha mae sobre um comportamento dela que me irrita - sem me irritar. Assisti um filme da lista de interesses do MFC - Terra tranquila, um scifi neozelandes de 1985. Coloquei uma playlist antiquissima em destaque no Plex e vi meu marido finalmente se interessar pelo nosso servidor - botou a playlist pra tocar enquanto tomava banho de chuveirao. Achei perfis no Instagram de rock autoral, bandas, casas de show e achei duas datas que se encaixam na escala do marido. Bebi duas garrafas de vinho, ganhei 1kg, compareci a aula de pilates de segunda-feira-8h, apesar da vontade de faltar. Reduzi a velocidade de leitura do A Maquina do Caos. Estou adorando a leitura mas estou reagindo mal ao conteudo. Leio sobre a espiral de merda que levou a eleicao de Trump justo agora que they did it again. Tempo livre e tao raro, aproveitar sem afobacao e tao dificil. ",,,,pt,,2024-11-19T16:33:00+00:00 vLBjTgGbgRMWrVaadfqS,Dracena,dracena,,2024-11-01T15:05:00+00:00,"[""plantinhas""]",True,True,False,"Variedade: pleomere variegata, de origem africana, tambem conhecida como cancao-da-india. Essa belezinha e facil para dar mudas, mas e difiiiiicil de desenvolver... Fico com um graveto com umas folhinhas no topo. Ainda na luta pra descobrir o que ela quer. Enraizamento na agua: eu consegui em dois dos tres gravetinhos. O terceiro simplesmente se desmanchou. Funciona, mas tem que ser no maximo por 15 dias, tem que trocar a agua diariamente. Nao sei se podia ter aditivado a agua. => https://i.ibb.co/54hWS1r/IMG-20241103-112056.jpg Dracena ---- Pesquisas Informacoes e cuidados --- Post da editoria de Jardinagem ",,,,pt,,2024-11-01T15:05:00+00:00 ZuufpWoIsBhiqFknKFcz,Avelos,avelos,,2024-11-09T01:15:00+00:00,"[""plantinhas""]",False,True,False,"Aeeee Backlinks <->",,,,pt,,2024-11-09T01:15:00+00:00 VRpkmyaHwxcwBIbZYNaz,Musicas para o dia do susto,musicas-para-o-dia-do-susto,,2024-10-31T14:53:00+00:00,"[""musiquinta""]",True,True,False,"Tema da #musiquinta de 31/10/2024 ## minhas indicacoes O pai da modelo Denise Qinones nao queria que ela namorasse Residente porque achava que ele nao era boa influencia. Residente chamou Denise pra gravar o clip de Tango del Pecado ao som de Calle 13 e Bajofondo, que era pra nao restar mais duvidas. Calle 13 e Bajofondo - Tango del Pecado ? Tres vueltas de carnero Y flap, te fuiste por el agujero Todos los groseros A bailar encima de lava volcanica Subele el volumen a la musica satanica Subele el volumen a la musica satanica Vamos a quemarnos en el fuego con el diablo Residente, el maximo exponente del pecado Video ## Indicados da comunidade Playlist do curador da tag no spotify ## ",,,,,,2024-10-31T14:53:00+00:00 WImJcDUUpviwpNuasmtf,comecei a mexer com plantinhas,comecei-a-mexer-com-plantinhas,,2024-10-28T23:49:00+00:00,[],True,True,True,"A casa da minha avo tinha um quintal enorme. Pra falar a verdade, eu nao sei se so era enorme na perspectiva de uma crianca, e crianca de apartamento. Naquela epoca nao era muito lisonjeiro ser chamada de crianca de apartamento. Casas predominavam no suburbio e quintais ainda existiam. O quintal da vo tinha espaco para uma grande horta, uma piscina eternamente em construcao, terreiro das galinhas e espaco dos cachorros. Tinha varias arvores frutiferas, entre elas dois pes de jaca, dos quais eu tinha pavor. Podia cair uma jaca na minha cabeca. Ou, muito mais provavel, uma lagarta. Meu contato com as plantas era pequeno: subia nos galhos baixos, comia as frutas, olhava de longe a horta, cheia de folhas, legumes e temperos que eu me recusava a comer. Muitos anos depois, voltei a morar em uma casa com quintal. E todo coberto com piso. A unica arvore esta plantada na calcada em frente, mas alguns galhos passam por cima do muro. No chao, varios vasos de plantas. Uma delas, diz a mae que vive desde a epoca da vo. E depois de um periodo muito conturbado eu comecei a me reconstruir por meio das plantas. Nao ousava botar a mao nas plantas da mae, entao comecei a cultivar matinhos que catava na rua. A mae desdenhava do mato, eu ficava magoada porque achava que nao era necessario. Depois, ataquei as Marias-sem-vergonha que cresciam no trilho do portao da garagem. Antes eu arrancava e elas brotava de volta. Resolvi puxar e plantar em vasos. As moitas ficaram menores, mas agora eu podia move-las, colocar em um banquinho, catar mais mudinhas e espalhar pelo quintal. O passo seguinte foi olhar as plantas da mae e perceber que ela nao tinha mais vigor fisico para podar, remover folhas mortas, replantar... Tomei coragem e comecei a cuidar das plantas ornamentais, as ""plantas de verdade"". E elas ficaram bonitas. E vivas. Ainda nao comprei nenhuma planta. Algumas minguaram mas renasceram. Outras se desenvolveram e eu fiz mudinhas e distribui para as ""irmas"" da igreja da mae. Na arvore da calcada eu peco ao moco pra fazer uma ""limpeza"" e tenho que explicar que nao e para deixar um tronco sem galhos. A arvore esta mais saudavel. O quintal esta cheio de passarinhos, borboletas, abelhas e outros insetos que eu tenho medo mas eles so querem saber de rolar no polem. Eu nunca me imaginei metendo a mao na terra, gastando horas cultivando plantinhas e me sentindo em paz. Nao achava nem que gostasse nem que fosse capaz. Simplesmente felizmente aconteceu. 28/10/2024 ",,,,,,2024-10-28T23:49:00+00:00 UizNrbnQVoSPySVuqdjY,Jardinagem,jardinagem,,2024-10-29T01:08:00+00:00,[],True,True,True,"Eu escrevi sobre a minha relacao do trabalho com plantas e terra. Estou registrando o que aprendo cuidando das plantinhas do meu quintal. Enchi os vasos com florzinhas e logo descobri as cochonilhas. {{ posts|tag:""jardinagem""}}",,,,,,2024-10-29T01:08:00+00:00 YUcuKcWnCjXcKtCrJgfL,Tercinema: documentarios que me deixaram paranoica,documentarios-que-me-deixaram-paranoica,,2024-10-29T13:56:00+00:00,"[""tercinema""]",True,True,False,"Post escrito para a #TerCinema de 29/10/2024. Lendo as indicacoes da comunidade percebi que eu nao tenho indicacoes porque eu me agarro ao direito de nao querer saber. Sao titulos que vao dinamitar muitas certezas que rodam suave na minha caixola, e dada a quantidade de problemas que eu ja carrego, eu prefiro nao abrir a porta para outros. E se e assim, e porque la no fundo eu ja sei dessas coisas que eu digo nao querer saber. Asssiti ontem O Dilema das Redes e esta confirmado: hoje eu ja estou num caminho de me retirar de redes sociais. Quando o doc saiu eu sabia que ele ia me dizer: se puder, saia, e eu nao queria assumir essa responsabilidade. --- Indicacoes da comunidade Lista no Letterboxd ",,,,pt,,2024-10-29T13:56:00+00:00 RUoWwNSRsWMPSIHcxUTc,spray anticochonilha,spray-anticochonilha,,2024-10-30T00:54:00+00:00,[],True,True,False,"Para matar cochonilha, basta diluir 10 mL de oleo mineral e 10 mL de detergente em 1 L de agua e pulverizar a planta. Essa mistura e particularmente eficaz para a cochonilha de carapaca. Em geral, esses insetos costumam ter uma coloracao branca ou amarela. Aplique a mistura uma vez por semana, ate que a praga seja eliminada. E importante fazer o procedimento sempre sob sol ameno, como no inicio da manha ou no final da tarde. Use equipamentos de seguranca, como mascara, oculos e luvas. Assim, caso espirre acidentalmente o composto nos olhos, por exemplo, voce vai estar protegido. fonte --- Agenda - [x] Fazer mistura ? 2024-03-30 ---- Backlinks <-> cochonilha ",,,,,,2024-10-30T00:54:00+00:00 VqJAzPPhproWQMeZrNKi,cochonilhas,cochonilhas,,2024-10-29T01:42:00+00:00,[],True,True,False,"Cochonilha e um bichinho que ataca as plantinhas do jardim. Deixam uma espuma branca e doce, que atrai formiga. Primeiro usei um spray caseiro. Depois comprei um defensivo. Na primeira aplicacao as folhas ficaram manchadas e fracas. Depois, aplicando com mais cuidado nao tive problemas. Descobri que as plantinhas que usei para enfeitar o vaso tambem protegem a planta de pragas. Post da editoria de Jardinagem",,,,,,2024-10-29T01:42:00+00:00 fZaJMFrcUFRfdPaBFUZV,Tercinema: Filmes de esportes,filmes-de-esportes,,2025-01-07T15:34:00+00:00,"[""tercinema""]",True,True,False,"Finalmente aconteceu: o post nao coube no mastodon e tive que publicar aqui primeiro e mandar o link la! Tercinema de 07/01/2025: Eu perdi o textao do filme que ia indicar (ligado a atletismo!), entao vai ai minha lista petrolhead. Talladega Nights - a balada de Ricky Bobby (EUA, 2006). E de uma categoria de filmes ruins que eu aprecio muito: filmes ruins de Will Ferrel e Adam McKay. Os mais velhos podem se divertir com a caricatura de Alain Prost. Driven - Alta Velocidade (EUA, 2001) - outra categoria de filmes ruins que eu gosto muito: Filmes ruins de/com Sylvester Stallone. Dias de Trovao (EUA, 1990) - Pior que eu ja deixei de gostar de filmes ruins do Tom Cruise ha muito tempo. Rush - No limite da emocao (ALE, GB, EUA, 2013) - mostra a rivalidade entre o rebelde James Hunt e o certinho Nikki Lauda. Formula 1 do Velho Testamento. Carros (EUA, 2006) - GUIDO SO GOSTA DE FERRARI. ",,,,pt,,2025-01-07T15:34:00+00:00 FJBIFoNfCJNYSarpqwrj,Tercinema: Filmes sobre trens,filmes-sobre-trens,,2024-11-12T13:43:00+00:00,"[""tercinema""]",True,True,False,"Filmes sobre trem, ou que tenham cenas com trem. Mas vale metro, teleferico e ate os trilhos da Monster S. A! Tema da Tercinema de 12/11/2024. ## minha indicacao Crocodilo Dundee, Paul Hogan, 1986. Declaracao de amor dentro de uma estacao de metro superlotada! ## Indicados da comunidade Lista no Letterboxd",,,,pt,,2024-11-12T13:43:00+00:00 XyKDveToJCCfIZtJINxs,Suculenta zebra,suculenta-zebra,,2024-11-01T22:25:00+00:00,"[""plantinhas""]",True,True,False,"Variedade: Haworthia fasciata Origem: Africa Essa ai me empoderou. Eu replantei, ela cresceu, deu filhote, deu rabo, eu removi os filhotes para outros vasos e dei pra minha mae distribuir para as amigas. Sobrou uma, que foi parar na mesa de trabalho. Nao a de casa, aquela la na Cidade Nova. Eu amo essa planta. Ah, uma dica: ela nao gosta de luz solar direta. Pode esquecer de regar que ela fica bem, mas se for esquecida no sol as pontinhas queimam! => https://i.ibb.co/vsKQ1Qw/IMG-20241102-074650.jpg Suculenta --- Pesquisas Informacoes e cuidados --- Post da editoria de Jardinagem ",,,,pt,,2024-11-01T22:25:00+00:00 QpNtihsmrshGqNzrfEBY,Tags culturais,tags-culturais,,2024-10-30T17:06:00+00:00,"[""brtags""]",True,True,True,"O Mastodon me deu vontade de escrever! Vou trazer para ca os tenas que mais me empolgaram e sugestoes da comunidade. ## Tercinema {{posts|tag:""tercinema""|order:asc|description:False}} ## Quarta Capa {{posts|tag:""quartacapa""|order:asc|description:False}} ## Musiquinta {{posts|tag:""musiquinta""|order:asc|description:False}} ",,,,pt,,2024-10-30T17:06:00+00:00 NHgBYjbDhfQYJvwtsUhe,"Album ""Botafogo Campeao""",album-botafogo-campeao,,2024-12-10T13:31:00+00:00,"[""musica""]",True,True,False,"Talvez eu tenha feito um album comemorativo e subido no meu servidor Plex para o meu maridao. Talvez ele seja encontravel no SoulSeek a partir de 12/12/2024. Editado em 14/12: atrasei porque perdi um tempinho desmontando o notebook mas ja mandei pro soulseek! => https://i.ibb.co/2ctrZ6C/Screenshot-20241210-102251-Plexamp.jpg album ",,,,pt,,2024-12-10T13:31:00+00:00 jduEEbPEgRPLmigLNNit,Musica,musica,,2025-01-16T14:25:00+00:00,[],True,False,True,"## Posts sobre musica {{posts|tag:""musica""|order:des|description:False}} ## Playlists da Musiquinta {{posts|tag:""musiquinta""|order:des|description:False}} ",,,,pt,,2025-01-16T14:25:00+00:00 UIwEZhinvUuAeSJGHBms,Plex,plex,,2024-11-11T03:00:00+00:00,"[""musica""]",True,True,False,"Editado em 12/04/2025: Desisntalei o Plex, ahahahah. Se fosse so eu, eu ainda lutaria com ele mais um pouco, mas eu vou toda contente mostrar as tecnologias pro meu marido e elas quebram (na) minha cara, fico frustrada. Estou usando o Media Monkey mobile (versao free) para acessar o servidor de midia fornecido e configurado sabe-se la como pelo proprio Windows. Editado em 20/02/2025: Eu to quase desistindo do Plex. O servidor fica inacessivel com frequencia, experimento falhas na transmissao pc-celular-caixa bluetooth, sofro com piques de luz, pra botar o servidor online eu tomo uma coca e agora ele resolveu demorar uma eternidade para mandar musica para o celular. --- Um dia o Youtube me chutou pra fora do site. Cancelou minha conta, baniu meu acesso ao YT Music (sou assinante). Depois mandou um email pedindo desculpas pelo aborrecimento. O fato e que uma vez trancada do lado de fora, me animei muito com a situacao e fui colocar em pratica umas ideias que ja estavam rodando na mente ha um tempo. Montei um servidor Plex. Aeeeee! Segui o tutorial do Fabio Rochemback no Bluesky [^1] para a instalacao. 1) Criei um perfil no PC so para o servidor. 2) Assinei o Plex Pass. 2) Pedi ao marido para criar uma conta Plex dele. De posse do username, mandei convite de acesso a minha Biblioteca. 3) Pedi ao marido pra instalar o Plex Amp e entrar com a conta dele. No aplicativo, ele teve acesso as musicas que compartilhei. O Plex Pass serve para fazer download no celular e ouvir fora de casa. Nao e obrigatorio para ouvir dentro da sua rede wifi. [^2] --- Musicas Meu HD externo nao recebia novas mp3 desde 2018. Tenho uma certa dificuldade em encontar artistas mais recentes no Soulseek. Por outro lado, achei TANTA COISA BOA no Hominis Canidae que criei uma biblioteca so com material divulgado por eles! [^1]: Nesse ""Fio"", Fabio demonstra a instalacao de um servidor para filmes. Sim, o Plex chuta bundas de streamming de video tambem. [^2]: Ainda nao me aventurei a fazer a configuracao remota. Apanhei muito pra fazer funcionar dentro de casa, me deixa curtir um pouco do jeito que ta! ",,servidor pessoal de musica,,pt,,2024-11-08T09:38:00+00:00 dXvNNRFJeHXUKZMLmnTh,quartacapa: ficcao nacional pos anos 2000,ficcao-nacional-pos-anos-2000,,2024-12-19T01:24:00+00:00,"[""quartacapa""]",True,True,False,"## minha indicacao A mae da mae de sua mae e suas filhas , de Maria Jose Silveira. Primeira edicao: 2002. O livro acompanha uma linhagem de mulheres brasileiras, comecando pela india Inaia, em 1500 e seguindo todas as suas descendentes. Vemos a transformacao da vida das mulheres entrelacada com a historia do pais. ## Indicados da comunidade Aguardando ",,,,pt,,2024-12-19T01:24:00+00:00 gCNMVjHtxcCQmJTVeiqo,Sessao da tarde em familia,sessao-da-tarde-em-familia,,2024-12-30T18:11:00+00:00,"[""tercinema""]",True,True,False,"Usei um dia do recesso de fim de ano para montar uma lista de filmes para assistir em familia. Familia: eu, minha mae e se der, meu marido. Lembrei daquela historia de que ""o idoso volta a ser crianca"". Minha mae esta lucida e autonoma, mantem o raciocinio, tem falhas de memorias que a principio nao me parecem indicio de decinio cognitivo. O cansaco dela e da jornada mesmo. Nos ultimos anos meu pai elevou a multi-tela ao maximo grau. Era o dono da tv, celular, notebook e tablet ao mesmo tempo. Ela sempre teve resistencia a mexer em eletronicos e viu a tv deixar de ser um eletrodomestico simples pra virar mais um eletronico indecifravel. Durante um periodo, geralmente na hora da novela, meu pai deixava ela assistir tv. O resultado e que hoje ela mal sabe usar a tv, senta pra ver novela gostando ou nao da trama, e esta cada vez mais absorvida por vidos curtos do Facebook. So besteira, receitas, fofocas e dramatizacoes que me matam de vergonha de tao ruins. Estabeleci um horario de ver novela junto com ela. Era o meu horario de estudar, escrever, inventar alguma coisa pra fazer, mas achei mais importante dedicar a ela. Ate que comecaram umas novelas muito ruins que nos duas detestamos e ela se voltou de novo para o celular. Um dia, me viu assistindo a Grande Familia no quarto e sentou na beira da cama. Pronto, ja tinha um programa pra ver juntas as 20h. Sabado a tarde ela dorme, as vezes faz alguma coisa na cozinha ou no quintal, liga no futebol, depois atura 15 minutos de Mion e mete a cara no celular. Foi para ocupar esse espaco que montei uma lista de filmes. Eu ia lendo as sinopses e deixando de lado tudo o que ela nao gosta. Nao pode ter trama muito complicada, muita violencia, so pode um pouquinho de intimidade e se for LGBT tem que ser pouquinho mesmo. Tipo na ultima novela que eu vi em que os caras deram um selinho e a camera se movimentou pra botar um girassol tapando a cara deles. Se eu perguntar pra ela o que ela quer ver ela responde: - Nao quero ver nada. - Nao sei. - O que voce quiser. Alguns filmes me deixaram em duvida e coloquei na minha lista pessoal pra ver primeiro e depois decidir se vejo com ela. Lembrei que eu fazia isso com os livros da minha filha ate os 13 anos. Na duvida eu lia primeiro. Nao me sinto a vontade fazendo curadoria de conteudo pra minha mae, mas e pior deixa-la sem ver nada, ou vendo muito videozinho no celular. E os filmes e series nos dao um pretexto para conversar um pouco. A gente quase nunca conversa. Qualquer oportunidade vale ouro. ",,,,pt,,2024-12-30T18:11:00+00:00 BkyBAhNwzSKARgCqNGhn,Coroa da Imperatriz,coroa-da-imperatriz,,2024-11-30T16:50:00+00:00,"[""plantinhas""]",True,True,False,"Nome cientifico Scadoxus multiflorus. Familia Amaryllidaceae. Nomes populares lirio-sangu-salmao, estrela-de-natal, coroa-imperial, diadema-real, coroa-da-imperatriz. Origem Africa do Sul. No inicio do ano a plantinha perdeu todas as folhas. Minha mae disse que era assim mesmo. Retirou as batatas do vaso, plantou outras plantas e jogou as batatas em um vaso praticamente sem terra, onde a gente estava jogando folhas secas. Elas ficaram abandonadas por alguns meses. Comprei duas jardineiras e replantei 5 batatas. E la elas ficaram um tempao. Chovia e elas ficavam descobertas. Joguei dinheiro em penca no vaso pra criar uma cobertura. As pontas das batatas, que estavam com aspecto seco, ficaram brancas com rajados marrom e vermelho. Botaram um cotoquinho. Ate que ha duas semana um dos cotocos deu um surto de crescimento, botou caule, botou algumas hastes e de repente o caule firmou, cresceu e a bolona abriu. Gente, foi muito rapido. Eu saia pro trabalho, ela estava de um jeito. Eu voltava, estava de outro! Agora estou na expectativa pelas outras batatas. Elas tem cotocos vivos, uma esta formando folhinhas. Acho que as outras querem botar folha antes da flor. --- Atualizacoes: uma semana depois da publicacao do post. Tres caules encorpados e ja com a capsula que contem a flor. Ao limpar o canteiro, encontrei uma nova batatinha. O primeiro filhote!!! --- => https://i.ibb.co/5MmTHFQ/Coroa-da-Imperatriz.jpg coroa da Imperatriz --- Pesquisas Informacoes e cuidados --- Backlinks <-> Post da editoria de Jardinagem ",,,,pt,,2024-11-30T16:50:00+00:00 XKfPtDdhQkUrCmyQjwHg,Quarta Capa: morte,morte,,2024-11-14T02:11:00+00:00,"[""quartacapa""]",True,True,False,"Um dia eu me vi perdida com tanto ebook pra ler e resolvi dar prioridade para ficcao cientifica. Li Asimov, Clark, K Dick, HG Wells. Um dia eu fui a uma palestra sobre mercado editorial e nos minutos finais a palestrante falou sobre a dificuldade para autores novos aparecerem. E mulheres. Se mulher nao vende, nao recebe visibilidade de editora e livrarias, o que faz com que ela nao venda. Resolvi dar prioridade para autoras. Pensei que o projeto scifi tinha saido pela janela ate que conheci Octavia Butler! --- ## minha indicacao Tema de 13/11/24: morte Kindred - Lacos de familia, de Octavia Butler. E ficcao cientifica de viagem no tempo. Entao todo mundo que Dana conhece no passado ja morreu mesmo, maaaas e preciso que morram do jeito certo, senao ela deixaria de existir. Menos ela, uma jovem negra que vai parar no sul dos EUA no inicio do seculo XIX, ela tem que se virar pra nao morrer do ""jeito certo"" para a epoca! ## Indicados da comunidade Lista no Notion ",,,,pt,,2024-11-14T02:11:00+00:00 tgsZspfYHibXjofewrjz,Organizando minhas leituras (e a leitura-ostentacao),organizando-minhas-leituras-e-a-leitura-ostentacao,,2024-12-19T15:56:00+00:00,"[""quartacapa""]",True,True,False,"Larguei o Goodreads \o/ Nao vou mais colocar o link do meu Desafio de Leitura nas redes. Ninguem ia la mesmo. Nao, pera, eu ia e eu gosto muito da barra de progresso deles. Da competicao, nao gosto nem um pouco. O Goodreads me agradava na tela do pc, nem tanto na do celular. Consegui exportar meu historico em .csv e importei no app Memento Database. Os filtros do Memento sao uma delicinha que me permitem criar todo o tipo de visualizacao. Entao, quando eu quiser olhar para a minhas Lindas Listas Lido e Lendo, ta na mao. E na internet? Parei de atualizar o Goodreads, exportei os dados para o Eggplant.place e e la que vou ""me amostrar"" nas redes. As quartas-feiras, no dia da Quarta Capa, vou fazer minhas indicacoes a partir do Eggplant. Acho ele meio chatinho de usar e ainda estou procurando outra opcao. Muito bom alivio que da saber que nao preciso me apegar aos 13 anos de historico do Goodreads. Meus dados estao no .csv, minhas convesas vao aonde eu for, onde encontrar gente que compartilha os interesses. ",,,,pt,,2024-12-19T15:56:00+00:00 kSPkFCMwXEkZCVBmSNwM,Falando da Federacao com maridao,falando-da-federacao-com-maridao,,2024-12-14T18:03:00+00:00,[],True,True,False,"Aproveitei a garrafa de vinho do almoco pra mostrar pro marido o mundo da Federacao. Ele achou legal. Mas achou tambem complicado. Disse que estava feliz por eu ter encontrado um playground na Internet. Eu fui a um show na quinta-feira e tirei uma foto. Na hora de publicar, fiquei na duvida. Instagram? Pixelfed? Status do WhatsApp? Decidi abrir o grupo do WhatsApp de pessoas que moram na mesma casa + minha filha e mandei pra la. Usar os sites federados, nos quais as plataformas nao impulsionam a publicidade da vida privada, me fez repensar comportamentos online. A quem interessa mesmo, eu quero dizer, MESMO, saber o que eu to fazendo? ",,Look for the bear necessities.,,pt,,2024-12-14T18:03:00+00:00 igIsESeCkrCJvvdqsKoF,Agenda Rock RJ,agenda-rock-rj,,2025-02-23T03:00:00+00:00,"[""musica""]",False,True,False,"## Agenda Rock RJ - 20 a 23/02 Post no Gram.social, link atualizado semanalmente (assim espero!) --- Eu estou preferindo nao me informar pelo Instagram, em conformidade com a minha busca pela Internet das pessoas, em oposicao a internet dos algoritmos. Nao e nada facil sair. Digo, e facil se livrar de conteudo lixo e de conteudo que ate e legal mas nao tem muito proposito alem de passar tempo. Mas tem o conteudo que realmente agregava. Revirei as paginas em busca de outras alternativas e so encontro saidas para face, spot e x. Ah va. Uma pagina que eu consulto semanalmente e a Agenda Rock RJ. Vou continuar entrando la pra ler a agenda catar as imagens e colocar a agenda em outra plataforma. Por enquanto esta na minha conta no Gram.social. --- ",,Look for the bear necessities.,,pt,,2025-01-16T14:31:00+00:00 NgTJGGrLqtPtNsoCFKsN,Leitura,leitura,,2025-04-02T17:05:00+00:00,[],True,False,True,"## Posts sobre musica {{posts|tag:""leitura""|order:des|description:False}} ",,Look for the bear necessities.lang: pt,,,,2025-04-02T17:05:00+00:00 RTKIFrYUyuCQVyrZxCWg,Que horas voces leem?,i-like-bears,,2025-04-02T17:06:00+00:00,"[""leitura""]",True,True,False,"Respondendo pergunta legal la do Manual do Usuario Eu leio na ida e volta do trabalho, de manha e a tarde. Acho que leio por uma hora e meia no maximo (vou fazendo pausas e as vezes eu so durmo). Em casa mais uma meia hora a noite antes de dormir. Aos fins de semana, procuro outras atividades, mas posso ler tambem. Os textos longos salvos da net sao lidos sempre no onibus, dividindo o tempo com os livros. Em casa prefiro ficar so com os livros mesmo. Coleta de textos: abro o site, baixo com a extensao dotepub e mando para o email do kindle. Se decidir salvar, mando link para o obsidian. Faco minhas leituras no Kindle.",,Look for the bear necessities.,,pt,,2025-04-02T17:06:00+00:00 azpvvZPbyTQUngLiruaE,I like Bears,i-like-bears-new,,2025-04-02T17:19:00+00:00,"[""musiquinta"", ""plantinhas"", ""quartacapa""]",False,True,False,"Meu Grande Arquivo de Texto 1o de fevereiro de 2024 Eu faco tudo o que escrevo em um arquivo de texto. Nao qualquer arquivo de texto ou "arquivos de texto". Quero dizer, um unico arquivo .txt. Todas as minhas notas, posts de blog, ideias, ensaios - qualquer coisa que nao esteja escrita a caneta ou lapis - vivem ou comecam a vida neste documento e suas copias. Tudo o que eu posto online e apenas um copiar e colar. Parece caotico, certo? Talvez seja, um pouco. Mas nao tanto quanto voce pode pensar. Pessoalmente, acho que removeu as distracoes e a confusao dos fluxos de trabalho anteriores que tentei. Mas para ser claro, o que estou prestes a compartilhar nao e um hack de produtividade. Ele nao automatizara seu fluxo de trabalho, "conectara seu pensamento" ou tornara a escrita facil. Voce pode pensar nisso como um PKM de homem preguicoso. Embora seja mais para despejar conhecimento do que para "gerenciamento de conhecimento". Para registro, acho que o sistema de anotacoes e escrita mais "poderoso" e aquele que voce acha agradavel de usar, permite que voce recupere ideias antigas e o inspira a escrever e pensar todos os dias. Qualquer coisa a mais e superflua e pode realmente atrapalhar. Para isso, um caderno com indice (que eu tambem uso) e perfeitamente viavel. Assim como uma pasta no seu desktop ou o software de notas no seu telefone. E o mesmo acontece com o One Big Text File (OBTF). O que e OBTF? Usar OBTF nao e uma ideia nova. Era relativamente popular entre os circulos de blogosfera de nicho em meados dos anos 2000. Ate onde posso perceber pelos posts sobreviventes, o conceito pode ser rastreado ate algumas observacoes do jornalista de tecnologia Danny O'Brien sobre como os tecnologos trabalham. Em todo caso, a premissa por tras do OBTF e simples. E a ideia de manter tudo - ou quase tudo - em um arquivo .txt (ou .md). Voce pode usa-lo para armazenar listas de tarefas, URLs, notas de reunioes, um registro de leitura, um calendario, entradas de blog, ensaios ou praticamente qualquer outra coisa. No entanto, eu nao sugeriria usa-lo para armazenar informacoes confidenciais, como senhas, seus segredos mais obscuros ou detalhes bancarios. Agora, voce pode perguntar por que alguem removeria todos os beneficios de categorizacao de ter arquivos e pastas separados. E o resultado nao seria uma bagunca desajeitada? Bem, na minha experiencia, encontrar coisas no OBTF e incrivelmente rapido. Para ser claro, eu nao percorro meu OBTF procurando por coisas. Isso seria realmente um inferno. Eu nem toco em um teclado ou mouse. Em vez disso, eu uso tags e pesquiso. O ultimo dos quais pode ser feito usando teclas de atalho encontradas em praticamente qualquer editor de texto moderno. A base do meu fluxo de trabalho diario e ler, pensar e despejar pensamentos que eu acho que valem a pena lembrar ou escrever (porque uma nota nem sempre e algo que voce precisa lembrar, mas frequentemente algo que voce precisa escrever para pensar) no meu arquivo. Quando ha algo sobre o qual eu quero falar mais extensivamente, eu olho minhas notas anteriores sobre o assunto e comeco a escrever ali mesmo no arquivo. Depois de escrever e ficar relativamente satisfeito com um texto longo, copio-o para um novo arquivo .md, executo alguns scripts de verificacao gramatical (em grande parte retirados daqui), converto o arquivo .md em um arquivo HTML usando um programa chamado pandoc e o carrego no meu site (ou copio e colo onde eu precisar). O acima pode parecer muito trabalho, mas acontece principalmente no terminal do meu SO com um punhado de comandos. Tenho certeza de que um fluxo de trabalho semelhante poderia ser alcancado facilmente usando ferramentas GUI. Novamente, se o sistema parece imperfeito, e porque ele e. O apelo nao e a "gestao do conhecimento" perfeita. E sobre remover qualquer atrito do meu fluxo de trabalho. OBTF me permite jogar conhecimento, esquece-lo e talvez recupera-lo mais tarde. E como um caderno nesse sentido. E ate onde eu sei, ninguem ainda provou que existe um sistema melhor do que um caderno. Entao, por que nao replicar isso? Por que eu faria isso? Quais sao os beneficios de trabalhar assim? Para mim, alguns pontos vem a mente: Zero distracoes (sem mexer em formatacao, fontes, plug-ins ou novas ferramentas de produtividade brilhantes - a formatacao markdown cuida de tudo) Armazenamento e processamento minusculos. Ate mesmo um arquivo .txt enorme funcionara bem em hardware relativamente antigo e sistemas operacionais leves Facil de sincronizar dados entre computadores Pode ""despejar"" notas sem se preocupar onde elas ""cabem"" em um sistema Funciona com qualquer editor de texto com funcionalidade de pesquisa (entao, todos eles), o que significa que nao ha medo de bloqueio de cliente, enshittificacao de software ou perda de acesso aos seus dados. .txt sempre sera independente de plataforma, sistema e aplicativo Tudo pode ser encontrado em um so lugar com relativa facilidade. Isso significa que nao ha necessidade de fazer login na nuvem ou alternar entre softwares para encontrar coisas Basicamente, nenhuma troca de tarefas Funciona bem com um fluxo de trabalho sem mouse/teclado A medida que o arquivo de texto cresce, voce pode olhar para tras em seu progresso (todas aquelas listas de tarefas marcadas) e a progressao do seu pensamento. Claro, tambem existem desvantagens potenciais no OBTF. Se voce nao usar tags, as coisas vao se perder (eu diria que algumas coisas sao feitas para serem perdidas, mas estou divagando). Alem disso, se voce nao esta acostumado a trabalhar com arquivos .txt ou editores de texto, a falta de formatacao inline pode ser um pouco desorientadora no comeco. No entanto, sinto que o OBTF consegue atingir muitas das coisas que o software PKM promete sem nenhuma confusao, configuracao ou ansiedade sobre usar a metodologia ""certa"" (eu provavelmente nao conseguiria vender um curso sobre a ""maneira certa"" de usar um One Big Text File. Nao se preocupe, eu tambem nao quero). Em todo caso, funciona para mim. Consideracoes finais Tenho um pressentimento de que muito poucas pessoas que lerem isto tentarao implementar seu proprio OBTF. Tudo bem. Apesar do meu amor pessoal pela ideia, nao quero que sua grande conclusao seja que usar um arquivo de texto grande e o futuro. Nao e. O que eu vou dizer e que o que funciona, funciona. E nao precisa ser chique. Claro, voce pode manter suas anotacoes, ideias e escritas em um programa PKM de ponta se isso funcionar para voce. Voce tambem pode usar um caderno, fichas, um grande arquivo de texto, um blog ou apenas manter um monte de arquivos em uma pasta. A verdade e que o meio e as ferramentas nao importam. O que importa e que voce coloque essas coisas na sua cabeca. A revelacao de amanha pode ser apenas o pensamento fugaz que voce teve hoje.",,Look for the bear necessities.,,pt,, acPytfqgigEKegIeWLZH,Listas de episodios de series!,listas-de-episodios-de-series,,2025-04-12T21:48:00+00:00,[],True,True,False,"Encontrei o site EpGuides.com que e praticamente so texto. Eu ja estava dando ctrl c quando vi um botaozinho com a etiqueta ""list as .csv"" E tanta felicidade! Aqui esta a lista de series que estou assistindo! ",,listas de epsisodios em txt e csv,,pt,,2025-04-12T21:48:00+00:00 JQQjzBWJvZkDnwtAsZPr,"""Eu queria uma nova rede soci... ah, nao, fediverso nao, muito dificil""",eu-queria-uma-nova-rede-soci-ah-nao,,2025-01-23T14:55:00+00:00,[],True,True,False,"Lendo os posts no Bluesky sobre os sites federados eu me senti um pouco irritada (eufemismo) com a reacao das pessoas. Dizem que o Pixelfed e dificil de usar e o Mastodon e impossivel. Encontram uma dificuldade e fazem 5 perguntas antecipadas sobre funcoes que elas ainda nao encontraram e nem sabem se existem. Recebem links de tutoriais e fazem oq eu fazemos de melhor: memes. Tanto a minha impaciencia como a resistencia e inabilidade das pessoas sao efeitos da arquitetura das redes sociais no nosso cerebro. Nos feudos das big techs e tudo muito facil, intuitivo, rapido e imediatamente povoado. Estamos acostumados assim e entendemos que qualquer alternativa que demande trabalho NOSSO e quase ofensivo. Ironicamente, o tapete vermelho e os petiscos e refrescos estao a nossa disposicao justamente para que trabalhemos para ELES. Parar de trabalhar de graca para bilionarios, nazistas e bilionarios nazistas e um bom motivo para deixar as grandes redes. Outro bom motivo e resistir a transformacao da nossa mente linear em mente hiperconetada, ""[...] que quer e precisa tomar e compartilhar informacao em surtos breves, desconexos, frequentemente superpostos - quanto mais rapido, melhor"" (CARR, 2011). ___ linkslinkslinks <-> Resenha critica do livro A Geracao Superficial, de Nicholas Carr. PDF, 6 paginas. O que e a rede social Mastodon, que cresce atraindo usuarios insatisfeitos com o Twitter - reportagem da BBC News Brasil. Eu joguei o link num removedor de paywall para remover os anuncios.",,,,pt,,2025-01-23T14:55:00+00:00 QixLegmVsXnkFHAiDVYd,Minha mae nao sabe fazer a danca matinal.,minha-mae-nao-sabe-fazer-a-danca-matinal,,2025-01-22T13:51:00+00:00,[],True,True,False,"A danca matinal sao os movimentos que os jovens e adultos da familia fazem quando 1) vao para a rua no mesmo horario e 2) a casa so tem um banheiro. Temos que nos movimentar entre quarto-banheiro-cozinha. Nos nos observamos. Um entrou no banheiro, o outro vai para a cozinha, o outro outro vai pro quarto. Se estivermos bem entrosados ninguem precisa pedir licenca. Se alguem perguntou ""vai demorar muito no banheiro?"" quem ta escovando o dente sai correndo porque so pode ser dor de barriga. Minha mae acorda e precisa entrar no banheiro. Ate ai tudo bem, e da idade. Ja coloquei sabonete e pasta de dente na area de servico para mim, mas ela tira porque nunca teve disso na casa dela. Depois do banheiro ela vai para a cozinha. O cafe ja esta pronto porque nos acordamos mais cedo. Ela comeca a cortar paes e frutas e depois fica em pe na cozinha nos observando. Mas como ela nao sabe o que e a danca matinal, ela nao danca. Ela para pra olhar o celular na frente do microondas e nao sai ate a gente pedir. Para na frente da pia e da geladeira. Ela esta na cozinha porque a cozinha e o lugar dela. Quando os jovens e adultos que moraram com ela entravam na cozinha eles perguntavam a ela onde estava tudo. Entao ela fica parada na cozinha e se eu ou meu marido comecamos a procurar algo ela pergunta o que nos queremos. As vezes eu estou olhando o que tem na geladeira e o que da pra inventar. Ela comeca a nos apressar. Ela tem atividades na rua de manha mas e a ultima a sair, entao se acha que estamos demorando ela comeca a nos pressionar para sair. Numa dessas eu saio sem o cracha ou deixo a marmita em cima da mesa. Como sera a minha vida quando eu nao tiver que obedecer o relogio? ",,,,pt,,2025-01-22T13:51:00+00:00 qBVcJmJqowHRYdtwiRWP,Leituras em Maio,i-like-bears-new-new-new,,2025-05-21T18:17:14.826255+00:00,"[""leitura""]",True,True,False,"Meu celular novo caiu e a tela se espatifou. Quando transferi apps e dados para um aparelho antigo, pergi muito backup. (so o obsidian salva tudo. Apps deixam a gente na mao). Perdi meio ratsreio de leituras justo num momento de ressaca de leitor, quando comecei e deixei de lado varios livros, e montei novas e ambiciosas listinhas que... foram para o buraco. Depois de uns dias de ""tistreza"", bola pra frente, comeca tudo de novo. Nao estava engatando em nenhuma releitura, entao pausei o projeto relieturas e retomei o projeto ""que que ta conteceno?"". O livro da vez e ""Resista: nao faca nada"" e ele me deu vontade de fazer alguma coisa (blogar). A hipocrisia. A palavra-chave e o ""resista"". Deu vontade de escrever, mas nao nas grandes redes. O livro trata sobre o estrago que a ""Economia da Atencao"" esta fazendo com a nossa capacidade de refletir, contemplar, elaborar pensamentos. ",,,,pt,,2025-05-21T18:17:14.826255+00:00 hbnshkchoDYLNEcsuKwI,Autores africanos,autores-africanos,,2024-10-31T00:23:00+00:00,"[""quartacapa""]",True,True,False,"Tema da #quartacapa de 30/10/2024. Indiquei dois livros que conheci nas aulas de literaturas Africanas em lingua portuguesa (Africanas II) com o Otavio, tambem conhecido como ""o melhor professor da Licenciatura em Letras da UFF"". ## minhas indicacoes Manuel Mutimucuio - Mocambique com Z de Zarolho Manuel Rui - Quem me dera ser onda ## Indicados da comunidade Lista no Notion ## Backlinks ",,,,,,2024-10-31T00:23:00+00:00 ekImJXoMarNTwQpQNqQW,Quantas pessoas cabem na sua cozinha?,new-post,,2025-03-16T14:21:00+00:00,[],True,True,False,"A primeira vista parece uma pergunta boba. Depende do tamanho da cozinha, ne? E, mas nao apenas. A distribuicao dos equipamentos faz toda a diferenca. Na cozinha da minha mae, por exemplo: pia, mesa e louca sao bloqueadas por uma unica pessoa. Se minha mae estiver nessa area, nao e possivel sequer se servir de um copo de agua. Fogao e geladeira estao livres, mas e dificil usa-los sem precisar de objetos da area bloqueada. Na area liberada, do outro lado da cozinha, ficam os temperos, po de cafe, louca de uso esporadico e... Canecas e biscoitos. Se alguem precisar comer e beber enquanto minha mae domina a cozinha, pode pegar biscoito e encher a caneca na geladeira. Minha mae e senhora da cozinha e nao passa pela cabeca dela dar um passo para o lado pra dar acesso a outra pessoa. Cozinhar junto com alguem? Nem pensar. Liberar espaco pra alguem fritar um ovo enquanto ela esta preparando o almoco? Ela bota a pessoa pra fora e chama quando o ovo esta pronto. A cozinha da minha mae e enorme, mas so cabem duas pessoas e mesmo assim dependendo do que a outra quer fazer. ",,,,,,2025-03-16T14:21:00+00:00 rYHKmoNRpArKkgPUBWxs,Ajustes na minha musiquinta,ajustes-na-minha-musiquinta,,2025-11-22T21:43:00+00:00,"[""musica""]",True,True,False,"Aproveitei o feriado para cuidar das minhas musicas. - Manutencao do servidor. Acertar tags, inserir e remover albuns, fazer backup. - Cutucar as configuracoes da tv. Ela tem uma pagina de midia capaz de acessar o acervo do notebook. Esta funcionando maravilhosamente bem. Melhor que o Chromecast. - Cutucar as configuracoes do notebook paraguaio que fica estacionado no quartinho dos fundos pra que eu possa mexer nele usando o notebook do quarto. Funcionou, mas durante o compartilhamento da pasta a tv perdeu o acesso. Aff. - Playlists da musiquinta. Estou clonando as playlists do Miguel, alterando e salvando offline no YouTube music. - botando o mp3 player pra trabalhar de novo porque ainda escuto musicas reunidas em playlist e nao tenho a menor condicao de cuidar delas no acervo de mp3. Vai na droga do YT mesmo. Na rua o mp3player fica offline e isso impede a droga do YouTube de enfiar as musicas dele quando minhas listas terminam. - Rodar a casa inteira atras de um cabo micro USB pra carregar o mp3player. Eu uso por uma semana, o cabo some e o aparelho vai pra gaveta esperar o proximo feriadao. - Notas do obsidian. Estou montando fichas para artista, album, faixas, blogs, links de playlists, albuns, videos do Tiny Desk, ou seja, mais um trabalho de Sisifo que nao vou terminar nunca. Estou ciente e quero continuar. Backlinks <->",,Look for the bear necessities.,,pt,,2025-11-22T21:43:00+00:00 hwcmqwPFuzYHAcVnugdD,Primeira banda nova do ano,i-like-bears-new-new-new-new-new-new-new-new-new-new,,2026-01-02T14:32:00+00:00,"[""musiquinta""]",True,True,False,"Ontem a musiquinta perguntou pelas nossas descobertas musicais do ano e eu demorei a lembrar. As bandas mais ouvidas, Grito, Gente, Partido da Classe Perigosa e Disstantes, estao comigo desde 2024. Mas lembrei de Lukete e Juze. Nao sei bem quando comecei a ouvir, mas foram a trilha sonora das ferias de Abril. No dia 02/01 aproveitei o onibus silencioso e botei um disco novo pra tocar e a primeira audicao foi muito agradavel. - Banda: PIC-NIC - Album: Volta. 8 faixas, 25 minutos. Lancamento: 2025 A banda e muito antiga, se dissolveu e em 2024 voltaram. Espero poder ve-los ao vivo em breve! Link para o album no YT https://album.link/y/OLAK5uy_nuFaNQlH68Lgrx2SJNBOA8EkrVo17z2_M ",,Look for the bear necessities.,,pt,,2026-01-02T14:32:00+00:00 XVqmeFVrcXmhySupWYRW,Blogroll,i-like-bears-new-new-new-new-new-new,,2025-12-13T14:00:15.431427+00:00,"[""musiquinta"", ""plantinhas"", ""quartacapa""]",False,True,False," 'Subversidade blog sobre comunismo do Cochise Backlinks <->",,Look for the bear necessities.,,pt,, sWDjFSBCjAMHsFcdErAM,almoco,almoco,,2025-12-13T15:24:00+00:00,"[""di\u00e1rio""]",False,True,False,"Minha mae ta qui me perguntando se meu marido levou marmita pro tabalho. Eu nao sei. Ele saiu de madrugada, eu nao cuido da cozinha aqui em casa e ele e um adulto funcional. Ela chegou da igreja agora, teve um encontro de nao sei o que e ela esta um pouco contrariada porque o pastor ""se empolgou"" e liberou a galera muito tarde. Ela chegou desesperada para fazer o almoco. Ele fez isso porque e homem e muito provavelmente nao e quem cuida da cozinha na casa dele.",,Look for the bear necessities.,,pt,, pxTBTwkikppuEdaqZAXg,Musiquinta,tag-musiquinta-fediverso,,2025-12-13T14:10:00+00:00,"[""musiquinta""]",True,True,False,"Musiquinta: tag no fediverso br de recomendacoes de musicas as quintas-feiras. E tematica. O @mingueo@bolha.one faz a curadoria da tag, que corre no Mastodon e no Lemmy Brasil. As coletaneas sao publicadas no Youtube, nas playlists do Miguel. Gosto de compartilhar minhas sugestoes usando o Song.link, que cria uma pagina com links para os principais servicos de streaming, assim um unico link serve para todo mundo, ninguem precisa abrir o streaming e digitar o nome da musica. --- Meu perfil na Last.fm Backlinks <-> Fediverso => https://alineonline.bearblog.dev/tag-musiquinta-fediverso/ Musiquinta => Lemmy.eco.br Lemmy Brasil => https://jecogeo.eu/Aprendizados/Jardins-Digitais Jardins Digitais => https://youtu.be/QIOb_WZzqR4?si=2ulEYV4pmKo3Gl0g Rael - hoje e dia de ver => https://open.spotify.com/playlist/1OgU7ywXLJ05FOhS16arbG?si=nFqhu_VDRZOKtXHGfPTZ-Q Playlist no Spotify => https://m.imdb.com/title/tt0089869/?origin=serp_auto&ref_=ext_shr_lnk Terra tranquila => https://plantasparavoce.com/pleomele-variegata/?origin=serp_auto Informacoes e cuidados => /jardinagem Jardinagem => https://youtu.be/7pRE2ATdWaU?si=wWJB9APwzqHCdSEg Video => https://open.spotify.com/playlist/5PJwqT7hGuxeZSn8gnyrCh?si=e04dbdeb6bc84f45 Playlist do curador da tag no spotify => https://alineonline.bearblog.dev/comecei-a-mexer-com-plantinhas/ minha relacao do trabalho com plantas e terra => https://alineonline.bearblog.dev/blog/?q=plantinhas das plantinhas do meu quintal => https://alineonline.bearblog.dev/cochonilhas/ cochonilhas => https://letterboxd.com/tercinema/list/27-documentarios-que-te-deixaram-paranoico/ Lista no Letterboxd => https://letterboxd.com/tercinema/list/29-filmes-sobre-com-trens-12-11-2024/ Lista no Letterboxd => https://plantasparavoce.com/guia-haworthia-fasciata/ Informacoes e cuidados => /jardinagem Jardinagem => https://alineonline.bearblog.dev/plex/ meu servidor Plex => https://www.plex.tv/pt-br/ servidor Plex => https://bsky.app/profile/aexperienciadocinema.com.br/post/3l52rc7a3ms27 Fabio Rochemback no Bluesky => https://www.plex.tv/pt-br/plexamp/ Plex Amp => https://www.hominiscanidae.org/ Hominis Canidae => https://revistanatureza.com.br/a-bela-adormecida-do-jardim/ Informacoes e cuidados => /jardinagem Jardinagem => https://aromatic-sloop-66a.notion.site/Livros-sobre-a-morte-13-11-24-145315a20541802680a7ddc6cb899f17 Lista no Notion => https://eggplant.place/users/alineonline/ Eggplant.place => https://gram.social/i/web/post/798242624049315295 Post no Gram.social => /internet-das-pessoas Internet das pessoas => https://manualdousuario.net/orbita-post/que-horas-voces-leem/ pergunta legal la do Manual do Usuario => https://dotepub.com/ dotepub => https://www.epguides.com/ EpGuides.com => https://alineonline.bearblog.dev/minhas-series/ lista de series que estou assistindo => https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5905478.pdf Resenha critica do livro A Geracao Superficial, de Nicholas Carr => https://www.bbc.com/portuguese/geral-63541397 O que e a rede social Mastodon, que cresce atraindo usuarios insatisfeitos com o Twitter => https://12ft.io/ removedor de paywall => https://eggplant.place/book/1FY70qVXTEI90N5HPjDBFs Manuel Mutimucuio - Mocambique com Z de Zarolho => https://eggplant.place/book/74TDeSDG4S35Hiy4rOJwlT Manuel Rui - Quem me dera ser onda => https://aromatic-sloop-66a.notion.site/Livros-de-autoras-e-autores-africanos-30-10-24-137315a2054180f19287ef2446e3826e Lista no Notion => https://music.youtube.com/channel/UCmcuxLskCchEQg8zdEahFsQ?si=U18gnR9_TspI-poV playlists do Miguel => https://subversida.de/ 'Subversidade => https://lemmy.eco.br/c/musica Lemmy Brasil => https://music.youtube.com/channel/UCmcuxLskCchEQg8zdEahFsQ?si=U18gnR9_TspI-poV playlists do Miguel => https://odesli.co/dashboard Song.link => https://www.last.fm/pt/user/Lily_Rodrigues Meu perfil na Last.fm => https://bearblog.dev/alineonline/dashboard/posts/zwIkSoMCXUZEnhkCnoTS/ Fediverso