*------------------------------------------------------------------------------* | FAQ para Test Drive 5 | | Escrito por Xandoidao | | xandoidao@yahoo.com | | Versão 1.0 | *------------------------------------------------------------------------------* Índice: I. Introdução ao jogo a. O que é Test Drive 5 b. Controles c. Objetivos d. Versões anteriores do jogo e. Trilha sonora II. Modos de jogo a. Quick race b. Full Race c. Time Attack d. Drag Race e. Cop Chase f. Cup Race g. Detalhes III. Os Carros a. Carros Normais b. Carros Secretos c. Carros da Polícia d. Tabela de atributos e. Os melhores e os piores f. Customizando seu carro IV. Pistas a. Pistas Normais b. Pistas Secretas V. Dicas e códigos a. Códigos secretos b. Códigos de Gameshark c. Saves de DexDrive c2. O que é o DexDrive VI. Conclusão e Agradecimentos a. Conclusão b. Agradecimentos c. Sobre o Autor *------------------------------------------------------------------------------- ----------------* | I. Introdução ao jogo | *------------------------------------------------------------------------------- ----------------* a. O que é Test Drive 5 Test Drive 5 é um simulador automobilístico criado pela Accolade e pela Pitbull Studios. Nessa quinta versão, o jogo roda em alta resolução (640x480), 60fps (60 quadros por segundo) e cor de 16 bits (16 milhões de cores simultâneas na tela). O jogo possui 27 carros e 18 pistas, contando as normais e as secretas. Além disso, todos os carros possuem o seu nome verdadeiro, então, nada de encontrar carros com nomes como "Hornet", "Gladiator" e tantos outros. Aqui eles têm seu nome de verdade, assim como seu design, nome da montadora e pintura copiada a partir de modelos reais. Com as pistas pistas, o mesmo ocorre, são todas localidades reais, cidades reais modeladas dentro do jogo, ou seja, vc passa pela Praça Vermelha quando joga em Moscou, pelo anfiteatro em Sidnei e assim por diante. A exceção fica por conta dor circuitos, que pelo menos que eu saiba, nenhum deles realmente existe. b. Os controles A configuração padrão dos controles é a seguinte: Controle analógico: Stick esquerdo: vira o carro pra esquerda ou direita. Stick Direito: acelera, freia e engata a marcha ré. R1: Aumenta a marcha L1: Diminui a marcha R2: Buzina ou liga as sirenes se estiver jogando como policial L2: Freio de mão Bola: Olha pra trás, serve como retrovisor Triângulo: Muda a câmera, perto ou longe. Mas eu acho que não existe maneira de colocar câmera interna, infelizmente. Controle digital: praticamente a mesma, mas substitua o seguinte: X: acelera Quadrado: freia Direcional esquerda/direita: vira o carro pra esquerda/direita c. Os objetivos Assim como em qualquer jogo de corrida, o objetivo é sempre chegar em primeiro lugar, mas existem modos de jogo onde o objetivo muda, isso vai ser discutido na seção Modos de Jogo. d. Versões Anteriores de Test Drive Não me lembro muito bem delas, somente do Test Drive 4. Mas acho que a cronologia é: Test Drive, Test Drive 2: The Duel, Test Drive 3: ???, Test Drive 4, Test Drive 5. Mas também existem as versões offroad, logicamente chamadas de Test Drive Offroad e Test Drive Offroad 2. ATENÇÃO: Se você souber o ano de lançamento das versões anteriores, qualquer coisa sobre elas, mesmo que mínimas, por favor, mandem um e-mail pra mim, o endereço está no início do FAQ. e. Trilha sonora Nessa versão, a trilha é a melhor de todas, apresentando Pitch Shifter, Fear Factory, Gravity Kills, ??? XL e ???. Elas tocam as seguintes músicas: Pitch Shifter (minha preferida): Microwaved ??? Fear Factory ??? ??? Gravity Kills ??? ??? Junkie XL ??? ??? KMFDM ??? ??? ATENÇÃO (de novo): se você souber os nomes das bandas e das músicas, por favor mande um e-mail pra mim, você será incluído como colaborador, aparecendo aqui e na seção de créditos e agradecimentos. *------------------------------------------------------------------------------- ----------------* | II. Modos de jogo | *------------------------------------------------------------------------------- ----------------* a. Quick Race É uma corrida rápida, só para esquentar. Na tela de seleção de carros e pistas aparece apenas o nome dos carros em pistas, sem mapa mundi, estatísticas dos carros, e modelos dos próprios em 3d. b. Full Race Aqui você escolhe entre Single Race (o mesmo que a Quick Race, só que com tudo bonitinho na hora de escolher carros e pistas), Time Attack, Cup Race, Continue Cup, Drag Race e Cop Chase. Na Single Race, você deve chegar em primeiro para habilitar mais pistas, ou assim parece, porque eu ganhei na Escócia e abriu Escócia 2. c. Time Attack Você já deve ter adivinhado pelo nome né? Corra contra o tempo, em qualquer pistar, com qualquer carro, mas só com os que você tem ou já habilitou. d. Drag Race É a prova de arrancadas. Aqui você tem o percurso de uma milha (eu acho) e apenas um oponente. Você deve arrancar com o carro e chegar antes dele. Uma dica, parar arrancar, não deixe o ponteiro das rotações no vermelho, faça o contrário, ou seja, deixe-o lá embaixo, meio que em ponto morto. Quando o cronômetro chegar ao zero, pise fundo,vc deverá chegar bem, lembre-se de passar marchas, por que aqui elas são manuais. Outra dica, escolha o Shelby Cobra. e. Cop Chase Dessa vez você encara a pele dos policiais e tem que prender a galera, não sei bem como fazer isso, mas eu acho que tem que bater na frente do carro inimigo. Os que devem ser presos tem uma setinha indicando a quantidade de life deles e no canto superior da tela aparece por que estão sendo procurados. A lista de crimes segue: Illegal License Plates: Carro com placa fria/falsificada Chicken Plucking: ??? (tradução literal: botar pra brigar galinhas/galos) 1st Degree Murder: Assassinato em Primeiro Grau Grand Theft Auto: Roubo de carro Software Piracy: Pirataria de software Speeding: exceder os limites de velocidade Devem existir outras razões, mas eu só vi essas por enquanto. Mais uma vez, se você já viu mais razões, por favor mande um e-mail pra mim. Você também já deve saber que o endereço está lá em cima, logo abaixo do título, e que o seu nomevai aparecer aqui como colaborador. f. Cup Race É o típico campeonato dos jogos de corrida, chege em primeiro em todas as pistas, senão você não ganha. É uma pena que o computador parece ter pilotos habilidosos demais mesmo no nível Easy, você não acha que eles são meio agressivos, adoram jogar o carro em cima da gente...Acho que é aqui que você ganha e vai abrindo mais carros e mais pistas. g. Detalhes Para desativar a polícia e o tráfego é só ir na tela de Options e escolher Game Options, lá você escolhe o nível de dificuldade, o sistema métrico (km/h ou mp/h), se a polícia e o tráfego estão ligados ou desligados. *------------------------------------------------------------------------------- ----------------* | III. Os Carros | *------------------------------------------------------------------------------- ----------------* a. Carros Normais Dodge Viper '98, Chevrolet Camaro '98, Sallen Mustang '98, Chevrolet Corvette '98, Nissan Skyline '98, TVR Cerbera '98, Aston Martin Advantage '98, Jaguar XKR '98, Pontiac GTO '67, Dodge Charger '69, Chevrolet Chevelle '70, Plymouth Hemi Barracuda '71, Shelby Cobra '66, Chevrolet Corvette '69, '69 Chevrolet Camaro, '68 Ford Mustang. Alguns desses carros, principalmente os mais novos, parecem ter saído direto do Gran Turismo, aqui estão eles: Viper '98, Camaro '98, Corvette '98, Skyline '98, TVR Cerbera '98. Meu carro preferido: Shelby Cobra '66, pois tem ótima aceleração e boa dirigibilidade, é só customizá-lo, diminuindo a aceleração e aumentando a velocidade final que ele fica prefeito. Dos normais é o que possui maior aceleração, diminuí-la não faz mal, pois ainda vai ser melhor do que a do resto. b. Carros Especiais Aston Martin Vantage '99, Shelby Series 1 '98, TVR Speed 12 '98, Viper GTS-R '98, Jaguar XJ220 '94, Caterham Super 7, Nissan R390 GT-1, '69 Dodge Charger Daytona. Mais uma vez, outro carro veio do Gran Turismo, o Dodge Viper GTS-R '98. Se vc ainda não o encontrou, compre um Viper e vá na Tune Up da Dodge, coloque a terceira opção no canto e compre o Racing Modifier, compare os resultados, apenas a pintura é diferente. c. Carros da Polícia TVR Cerbera, Ford Mustang '98, Dodge Charger '69, Chevrolet Camaro '97. Eles são basicamnete os carros normais, mas turbinados, ou seja, tem maior velocidade final e aceleração. Você já teve aquela impressão de "Deja Vu", pois é, pelo menos pra mim, o Dodge Charger '69 é um daqueles carros de polícia dos seriados de Tv mais antigos, como Carro Commando (com William Shatner) e Starsky e Hutch. d. Tabela de Atributos Chegou a parte chata, uma imensa tabela mostrando todos os carros e as estatísticas que eu achei mais importantes de cada um. Aceleração de 0-60 mph: o tempo em segundos que o carro leva para sair de 0mph e chegar até 60mph (aproximados 96 km/h). Acelereção de 0-100mph: o mesmo do que a de 0-60, só que indo de 0 até 100mph (aproximados 160 mp/h). V. Máxima: é a velocidade máxima atingida pelo carro, sem modificações na tela de Customize Car, também medida em milhas por hora. Freio 60-0mph: é a distância, em pés, que um carro percorre ao diminuir sua velocidade de 60mph até para totalmente em 0mph. Preço: custo real do carro, é claro, em dólares, por que em reais seria muito caro, principalmente depois da alta do dólar. NOTA: os quatro últimos carros tem um (P) antes deles, isso significa que são os carros da polícia. Nome do Carro Aceleração (em s) V. máxima Freio de 60-0mph Preço 0-60mph 0-100mph (em milhas) (em pés) (em dólares) '98 Dodge Viper 4.4 9.3 186 110 73.500 '97 Chevy Camaro 4.8 11.8 174 120 38.000 '98 Mustang Saleen 4.6 10.3 172 110 45.000 '98 Chevy Corvette 4.9 10.4 178 108 37.500 '98 Nissan Skyline 5.2 13.1 172 106 45.000 '98 TVR Cerbera 4.2 9.9 185 102 55.000 '98 A. Martin Vantage 4.6 10.0 186 ? 350.000 '98 Jaguar XKR 4.9 12.0 178 117 80.000 '67 Pontiac GTO 4.7 9.4 188 145 27.000 '69 Dodge Charger 5.2 11.3 178 144 110.000 '70 Chevy Chevelle 4.4 9.6 186 150 225.000 '71 Plymouth Hemi 'Cuda 5.0 11.0 175 148 125.000 '66 Shelby Cobra 3.5 8.7 174 122 500.000 '69 Chevy Corvette 4.2 9.2 205 125 500.000 '69 Chevy Camaro 4.2 9.0 202 125 500.000 '68 Ford Mustang 4.8 9.1 192 137 120.000 '99 A. Martin Vantage 4.0 9.0 200 ? ? '98 Shelby Series 1 4.7 9.9 170 105 50.000 '98 TVR Speed 12 2.97 6.1 235+ ? 246.000 '98 Viper GTS-R 3.2 7.5 225 110 350.000 '94 Jaguar XJ220 3.8 8.8 218 117 800.000 Caterham Super 7 3.7 9.8 147 106 40.300 Nissan R390 GT-1 3.2 7.0 230 106 1.000.000 '69 Dodge Charger Daytona 4.5 11.0 201 128 350.000 (P) TVR Cerbera 3.5 9.1 158 102 55.000 (P) '98 Ford Mustang 5.7 12.4 157 121 25.335 (P) '69 Dodge Charger 5.2 11.3 178 144 110.000 (P) '97 Chevy Camaro 4.8 11.8 174 120 38.000 e. Os Melhores e os Piores Com base na tabela acima, pode separar os melhores e piores com base em seus números, pra poupar seu tempo, eu já fiz as comprações e aqui estão os resultados. Melhores: Aceleração 0-60: TVR Speed 12 com 2.97s Aceleração 0-100: TVR Speed 12 com 6.1s Velocidade Máxima: TVR Speed 12 com 235+ milhas por hora Freio 60-0: '98 TVR Cerbera com apenas 102 pés Preço: Pontiac GTO '97 custando apenas 27.000 dólares Piores: Aceleração 0-60: '98 Ford Mustang Versão da Polícia, com 5.7s Aceleração 0-100: '98 Ford Mustang Versão da Polícia, com 12.4s Velocidade Máxima: Caterham Super 7, com apenas 147mph Freio 60-0: '70 Chevrolet Chevelle com 150 pés Preço: Nissan R390 GT-1, custando apenas 1 milhão de dólares Agora, na minha opinião, os melhores normais, especiais e policiais no geral. Normais: Shelby Cobra '66 Especiais: '98 TVR Speed 12 Policiais: TVR Cerbera O carro mais legal: Caterham Super 7 (eu acho que é ele), é o mais legal por que parece um calhambeque, daqueles da época de '30, dos Intocáveis, Al Capone, Dick Tracy e CIA. Ltda. Mais um pequeno detalhe...você não acha, no mínimo, suspeito, um carro fabricado em 1966 (ou seja o Shelby Cobra), ter maior aceleração do que o Dodge Viper ou o TVR Cerbera, ambos de 1998? Entre os normais, são os que mais se aproximam da aceleração do Cobra. Outra coisa, por que os carros mais antigos custam em média $500.000? Será que vale mais a pena comprar UM Shelby Cobra de 1966 ou 6 (quase 7) Dodge Vipers fabricados em 1998. Tem mais, quem pagaria um milhão de dólares num Nissan R390 GT-1??? Tem que ter MUITO dinheiro sobrando pra comprar um troço daqueles! Mais um pequeno detalhe, o Dodge Charge de 1969 tem a mesma velocidade máxima do Chevrolet Corvette de 1998, ou seja, 178 milhas/hora! f. Customizando os Carros Dependendo do modo de jogo, você poderá mudar a pintura e alguns atributos do carro. Por exemplo, velocidade máxima, aceleração e dirigibilidade, assim como decidir se o sistema de freios vai ser dianteiro ou traseiro. Funciona da seguinte maneira: se você aumenta a aceleração a velocidade final e a dirigibilidade abaixam. No geral, o aumneto de uma característica baixa as outras duas. *------------------------------------------------------------------------------- ----------------* | IV. Pistas | *------------------------------------------------------------------------------- ----------------* TERMINAR ESTA SEÇÃO a. Pistas Normais Moscou-Rússia, Edinburgo-Escócia, Sidnei-Austrália, Parkway NC-EUA, Maui-Havaí, ???-Jordânia, ???-Itália, ???-Inglaterra b. Pistas especiais Moscou ao anoitecer e ao contrário-Rússia, Edinburgo 2, ao contrário-Escócia, Sidnei 2 ao anoitecer e ao contrário, Parkway NC de noite ao contrário-EUA, ??? *------------------------------------------------------------------------------- ----------------* | V. Dicas e Códigos | *------------------------------------------------------------------------------- ----------------* a. Códigos secretos Estes códigos vc deve colocar no lugar de seu nome ao vencer qualquer competição. Uma dica, ganhe as Drag Races, que são mais fáceis. RONE -> Todos os carros NOLIFE -> Todos os carros bônus VRSIX -> Modo pra usar a polícia (Cop Chase Mode) Assistir ao clip do Fear Factory: Na tela principal, escolha Full Race. Escolha Drag Race. Ganhe uma corrida. Na hora de colocar seu nome, digite AUXYRAY. Volte a tela principal e escolha a opção nova. Se não aparecer, vá em Options, e depois volte, deverá aparecer agora. b. Códigos de Gameshark -Abrir todas pistas- 8009DB72 0202 8009DB74 0202 8009DB76 0202 8009DB78 0202 8009DB7A 0202 8009DB7C 0202 8009DB7E 0202 8009DB80 0202 8009DB82 0202 8009DB84 0202 8009DB86 0202 8009DB88 0202 8009DB8A 0202 8009DB96 0202 8009DB98 0202 -Abrir todas as pistas- 8009DB56 0202 8009DB58 0202 8009DB5A 0202 8009DB5C 0202 8009DB5E 0202 8009DB60 0202 8009DB62 0202 8009DB64 0202 8009DB66 0202 8009DB68 0202 -Abrir os carros secretos- 99 Aston Martin: 3009DB56 0002 98 Shelby Series 1: 3009DB57 0002 TVR Speed 12: 3009DB58 0002 98 Dodge Viper GTS-R: 3009DB59 0002 94 Jaguar X J220: 3009DB5A 0002 Caterham Super 7: 3009DB5B 0002 Chris's Beast: 3009DB5C 0002 Caterham 21: 3009DB5D 0002 Police TVR Cerbera: 3009DB5E 0002 69 Dodge Charger Daytona: 3009DB5F 0002 69 Chev. Camero Hotrod: 3009DB60 0002 68 Ford Mustang Hotrod: 3009DB61 0002 Behold The Mighty Maul: 3009DB62 0002 Fear Factory Wagon: 3009DB63 0002 98 Ford Mustang: 3009DB64 0002 Nissan R390 GT-1: 3009DB65 0002 98 Police Ford Mustang: 3009DB66 0002 69 Police Dodge Charger: 3009DB67 0002 97 Police Chev. Camero: 3009DB68 0002 Pitbull Special: 3009DB69 0002 Enable Ultimate Cup: 3009DB42 0001 Enable Cop Chase Mode: 3009DB43 0001 Enable Challenge Cup: 8009DB3E 0100 Enable Pitbull Cup: 3009DB40 0001 Enable Masters Cup: 3009DB41 0001 Carros Extras (precisa do Game Shark v2.2, no mínimo) 50000A02 0000 8009DB56 0202 Pistas extras (precisa do Gameshark v2.2, no mínimo) 50001402 0000 8009DB72 0202 Chegar sempre em primeiro: 800987FA 0000 c. Saves de DEXDrive Visite o site da Interactive Accesories, o DEX Change, onde gamers fazem downloads e uploads de saves para o DexDrive, ele fica em www.dexchange.net/playstation/index.html. Nesse endereço, vc pode pegar saves pra qualquer game, escolha a primeira letra do jogo e faça o download. O endereço do Test Drive 5 para saves é: www.dexchange.net/playstation/test_drive5.html. O arquivo a ser "downloadeado" é o "test_drive5.gme". c2. O que é o DEXDrive? O DEXDrive é um aparelho que passa os save games do seu memory card pra disquetes ou então direto pro HD se você tiver o cabo especial e vice-versa. Ou seja, você pode ir no site da DexDrive na internet e pegar os saves do seu jogo favorito, ou, fazer sua homepage e colocar saves dos seus jogos disponíveis pra download. *------------------------------------------------------------------------------- ----------------* | VI. Conclusão e Agradecimentos | *------------------------------------------------------------------------------- ----------------* a. Conclusão Podemos assim concluir que (parece até final de trabalho escolar de quando eu tava na quarta série :-)) que Test Drive 5 é um ótimo jogo, devido ao alto grau de realismo (as rodas tem suspensões independentes, por exemplo) e da quantidade e qualidade dos carros e pistas (você não adora pegar o Shelby Cobra '66, escolher o caminho da esquerda voar baixo nos retões da pista de Sidnei?). A única falha do jogo é o alto grau de dificuldade, ou seja, o computador trapaceia, os carros dele são mais rápidos e apelões, fecham você o tempo todo além de bater atrás, o que, no mínimo faz seu carro rodar. b. Agradecimentos A mim mesmo, por jogar esse ótimo game. A Accolade, por lançar o jogo no mercado e iniciar a saga de Test Drive, que já ter uns 10 anos. A Pitbull Syndicate, por programar o jogo. A minha mãe, por liberar a grana, a eletricidade, a TV, a conta telefônica e tudo mais, pra que eu pudesse jogar, usar internet, fazer uploads e downloads e comprar o jogo. E, por último, mas não menos importante, a vc, leitor, por ter saco de fazer o download do faq, ler até aqui e aguentar tabelas e explicações e pedidos de ajuda nas partes imcompletas. c. Sobre o autor Qualquer dúvida, sugestão, crítica, adição ao FAQ, o que você quiser, made pra mim via e-mail! xandoidao@yahoo.com