Banjo-Tooie FAQ/Walkthrough Plataforma: Nintendo 64 Autor: André Onofre (andreonofre@ibest.com.br) Versão 1.10 (Ultima Atualização: 12/12/2002) Este arquivo é Copyright (c) 2002, André Onofre. Todos os direitos reservados. Está FAQ contém as informações necessárias para conseguir completar o game Banjo-Tooie para Nintendo 64. Aqui, uma lista do que você encontrará: - Elementos básicos do jogo - Detonado completo de todas as fases - Dicas e truques do jogo - Mistérios da Rareware - Outros pequenos detalhes... _______________________________________________________________________________ ******************** * Conteúdo * ******************** Parte I - Introdução 1. Versões 2. O Game 3. História Parte II - Curso Básico 1. Comandos 2. Personagens 3. Itens Coletáveis ** 4. Movimentos Básicos ** 5. Movimentos Avançados * Parte III - Detonado 1. Spiral Mountain 2. Isle O' Hags * 3. Mayahem Temple ** 4. Glitter Gulch Mine ** 5. Witchyworld ** 6. Jolly Roger's Lagoon ** 7. Terrydactyland ** 8. Grunty Industries ** 9. Hailfire Peaks ** 10. Cloud Cuckooland ** 11. Cauldron Keep ** Parte IV - Multiplayer ** 1. Opções de Jogo 2. Personagens 3. Games Parte V - Segredos ** 1. Códigos de Cheato 2. Cartuchos de Banjo-Kazooie 3. Códigos de Banjo-Kazooie 4. Mistério Rareware Parte VI - Extra 1. F.A.Q ** 2. Créditos 3. Copyright 4. Contato *: Este simbolo indica que a sessão está parcialmente concluida. **: Este simbolo indica que a sessão não foi começada ainda. : Se não houver simbolos, a sessão está totalmente pronta. _______________________________________________________________________________ ******************************** * Parte I - Introdução * ******************************** ---------- 1. Versões ---------- Versão 1.10 - 12/12/2002 Um bom tempo sem atualizar não é? Não trago muitas coisas novas: organizei melhor o layout da FAQ, e adicionei o contato e a Copyright. Trasformei o comentário da sessão "O Game" em um mini-review, muito mais informativo. Ainda está meio desorganizado e com poucas sessões, mas aos poucos eu vou fazendo. Versão 1.00 - 22/10/2002 Criada a FAQ! Adicionada algumas das sessões. _______________________________________________________________________________ ---------- 2. O Game ---------- Banjo-Tooie é a continuação do "Mario" da Rare, Banjo-Kazooie. E eu digo sem medo de ser feliz: Banjo-Tooie é muito melhor do que Banjo-Kazooie! Aqui, você tera um mini-review go game. -GRÁFICOS: 10/10- Bem, os gráficos seguem a mesma linha de Banjo-Kazooie. Grágicos coloridos, detalhados e por ai vai. As sombras são fielmente reproduzidas, ficando maiores ou menores de acordo com a luz do ambiente (não a do ambiemte real, mas a do game). -SOM: 10/10- Os sons também são muito bons e qualquer coisa que você pega, ou um inimigo, tem um ruido. Agora, a voz de Banjo ficou mais grossa, dando uma impressão de um urso mais corajoso. E a trilha sonora vai pelo mesmo caminho: músicas muito legais que as vezes dá vontade de parar de jogar e ouvir a música. E o melhor: quando você mergulha na água, você ouve a música como se você estivesse mesmo embaixo d'água! Quando você entra numa casa ou caaverna, a mesma coisa acontece. -JOGABILIDADE: 9/10- A jogabilidade continua perfeita como sempre: os comandos são de fácil acesso, rápidos para se acostumar (para quem nunca jogou), e se estiver num ângulo ruim, você pode usar os botões C para mudar o ângulo ou o R para colocar a câmera na frente de Banjo. O único problema: quando há muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, o jogo fica lento por alguns momentos, o que pode te atrapalhar. Mas isso não chega a ser um grande problema... -DIVERSÃO: 10/10- A diversão aqui é garantida! Você terá muito, mas muito trabalho para pegar todos os 90 jiggies do game. Aqui, você precisará voltar a todas as fases depois de aprender um movimento novo para pegar uma peça inacessivel antes. E agora com o multiplayer, se você tiver 3 amigos, a diversão é garantida com os 14 mini games disponiveis. -REPLAY: 9/10- Bem, você vai sentir vontade de jogar o game várias veses, ver as animações de novo. E ainda tem a opção replay, no qual você pode enfrentar todos os chefes de novo, ver todas as animações e jogar os mini games quantas veses quizer. -NOTA: 48/50- Banjo-Tooie vale a pena. Compre, alugue, peça emprestado e depois de zera-lo, chame mais 3 amigos e detone com eles no Multiplayer. Simplesmente demais! _______________________________________________________________________________ ---------- 3. História ---------- Aqui você encontrará a história do jogo. Está em português para aqueles que não entendem o inglês ou para os que não tiveram saco para ver a história toda. Dois anos se passaram desde que Gruntilda foi derrotda por Banjo e Kazooie. Ela pernamece debaixo daquela pedra gigante até hoje. Enquanto isso, na casa de Banjo, ele, Kazooie, Mumbo Jumbo e Bottles estão jogando cartas. "É Kazooie hoje não é nosso dia de sorte" - diz Banjo - "Veja só a minha mão... Mumbo está com quase todo o nosso dinheiro..." "Olha Bottles, é a Gruntilda!!!" diz Kazooie. Bottles olha para a janela e nessa hora, Kazooie pega parte do monte de moedas de Botles para si. "Kazooie... você e suas brincadeiras - diz Banjo" De repente, toda a Spiral Mountain começa a tremer. Na casa, Bottles diz: "Mumbo, pare de balançar a mesa, está me deixando tonto!" "Mim não está balançando mesa. Casa inteira tremendo" - diz Mumbo Até que o suposto terremoto pára. Ele foi causado, na verdade, por uma estranah maquina pontuda, que começa a abrir. Dela saem duas bruxa, Mingella e Blobelda, irmãs de Gruntilda. "Anda, Blobelda, vamos logo ou Grunty ficará chateada" - diz Mingella. "Vamos logo ou Grunty ficará chateada" - diz Blobelda saindo da maquina e caindo em cima de Mingella "Então, saia de cima de mim ou andar eu não vou poder" - diz Mingella Na casa de Banjo... "Alguem precisa ir lá fora ver o que foi. Vamos Kazooie?" - diz Banjo "Mas... está escuro lá fora. Estou com um pouco de medo" "Mumbo corajoro. Vai ver lá fora. Volta em um minuto" Do lado de fora, Mingeella e Blobelda chegam à pedra de Gruntilda e acha Klungo tentando tira-la (NOTA: será que ele ficou lá nos dois anos?) e dizem: "Afaste-se. Somos as irmãs de Gruntilda. Subestimar nosso poder você não deve - diz Blobelda" "É - diz Mingella - veja o que nossa mágica faz" Ela fala umas palavras estranhas e a pedra desaparece, indo para o nada. Então, Gruntilda sai, apenas com sua roupa e os ossos do corpo. Blobelda olha para ela e diz: "Grunty está bem. Peso você perdeu" "Eu preciso de um corpo. Vocês podem me ajudar nisso?" - diz Gruntilda "Sim" - diz Mingella - "Plano todo pronto. Temos de ao castelo voltar" Nisso, Mumbo diz para ele mesmo: "Grunty voltou. Mim voltar e avisar Banjo e Kazooie" Mas, ao correr, Mingella o vê e diz: "Aquele homem feiticeiro nos viu" "Deixem-no comigo - diz Gruntilda - preciso fazer um aquecimento. Depois, ao castelo voltaremos" Ela começa a soltar mágias e Mumbo consegue chegar à casa de Banjo. Ofegante, ele avisa: "Todos precisam sair! Gruntilda está de volta!" "E eu achei que ela tinha duas cabeças" - disse Kazooie. Banjo olha pela janela e vê Gruntilda preparando uma super magia para destruir a casa. "Mumbo está certo. Grunty está de volta. Todos saiam agora!" "Eu não vou cair nessa. Vou ficar exatamente onde estou" - disse Bottles. Gruntilda lança a magia e destroi a casa inteira. Depois, ela volta ao castelo com as irmãs na estranha máquina. Klungo fica para trás. "Cabeça de Mumbo doi" - diz o feiticeiro. "Pelo menos todos sairam a salvo" - diz Banjo. "Ei, cade o Bottles?" diz Kazooie. Ele não habvia saido. De repente ele sai da casa queimado, cai no chão e morrre. A alma dele sai do corpo e fica lá parada no ar. "Grunty matou o pobre Bottles" - disse Kazooie. "Merda, ela vai ter que pagar por isso - diz Mumbo - Banjo e Kazooie vão atrás dela, Mumbo vai esperar vocês em casa" "Anda Banjo, vamos lá - diz Kazooie - há tempos que eu não bato em alguem" "Kazooie - diz Banjo - estou com a sensação de que agora não vai ser tão fácil como foi da primeira vez..." _______________________________________________________________________________ *********************************** * Parte II - Curso Básico * *********************************** ---------- 1. Comandos ---------- Aqui você encontra informações sobre os comandos do jogo. - Alavanca Direcional: Movimenta Banjo (ou Kazooie). Ele andará em velocidades diferentes de acordo com a pressão que você colocar na alavanca: * Pouca pressão: Banjo andará muito devagar. É muito útil quando alguem pode acordar se você fizer barulho. * Média pressão: Banjo vai andar devagar. É útil quando você precisa andar com calma em lugares estreitos ou perigosos. * Pressão máxima: Banjo vai correr. É A melhor maneira de andar pelos lugares "normais". - Botão A: Banjo pulará. Dois alcances de pulo (de acordo com a pressão do botão): * Aperto fraco: Banjo vai pular pouco * Aperto forte: Banjo pulara mais alto * Aperto no ar: Se você apertar o botão A no ar, Kazooie sairá e voará um pouco, amenizando a queda. - Botão B: Este é o botão de ataque. Têm várias útilidades: pode atacar com bicadas de Kazooie (funciona no ar também) e se você estiver na frente de uma placa, Banjo lerá a placa. Banjo também poderá rolar enquanto estiver correndo se você pressionar este botão. - Botão Z: Banjo se abaixará. * Z+A: Banjo dará uma cambalhota com o auxilio de Kazooie. * Z+B: Kazooie dará uma poderosa bicada para frente. - Botão C para cima: Usado para ter a visão em primeira pessoa. * Aperte Z: Se apertar o Z na visão em primera pessoa, Kazooie soltará um ovo (apenas quando você tiver aprendido o Aim Egg em Mayahem Temple). - Botões C: Os outros botões C são usados em alguns movimentos do game e para alterar o ângulo de visão. - Botão R: Use-o para andar pelo menu de ovos. Se você segura-lo, a câmera irá para frente de Banjo. _______________________________________________________________________________ ---------- 2. Personagens ---------- -BANJO- Aparência: Um urso de pelos marrons, usa um short amarelo e uma mochila azul nas costas. Função: Personagem principal (junto com Kazooie). Status: Retornou de Banjo-Kazzoie Casa: Spiral Mountain Descrição: Banjo é o personagem principal de Banjo-Kazooie e Banjo-Tooie (junto com Kazooie). Gosta de viver a vida com tranquilidade e tem uma irmã chamada Totty (que não aparece em Tooie). Depois de dois anos, ele entra em ação novamente para vingar a morte de Botles e trazer de volta a paz em Isle O' Hags. -KAZOOIE- Aparência: Uma passarinha vermelha, muito tagarela que fica na mochila de Banjo. Função: Parceiro de Banjo e personagem principal. Status: Retornou de Banjo-Kazooie Casa: Spiral Mountain Descrição: Kazooie é uma passarinha muito tagarela que adora procurar encrenca. Sempre gosta de fazer brincadeiras com os outros e pregar peças. Ela mal pode esperar para se libertar da mochila de Banjo e procurar encrenca sozinha. -BOTTLES- Aparência: Uma marmota morta com uma alma voando em cima do corpo na frente da casa de Banjo. Função: Relembrar os movimentos de Banjo-Kazooie. Status: Retornou de Banjo-Kazooie Casa: Isle O' Hags (Bottles House) Descrição: Bottles é uma marmota muito simpatica que tem uma familia composta de mulher e dois filhos. Morreu porque acreditou que quando Banjo falou que Gruntilda havia retornado, ele achou que era brincadeira. Pelo menos ele pode relembrar para os esquecidos os movimentos do primeiro game. -JAMJARS- Aparência: Outra marmota, só que não tão simpatico quanto Bottles, pertence ao exercito. Função: Ensinar os movimentos avançados de Banjo-Tooie Status: Personagem novo. Casa: Desconhecido Descrição: Jamjars é o irmão de Bottles. É ele que ensina os novos movimentos de Banjo-Tooie. Ele exige muita disciplina quando está ensinando algo a alguem, portanto preste bastante atenção às suas lições. Qualquer dúvida, fale com ele de novo. -KING JINJALING- Aparência: Um Jinjo tamanho gigante, amarelo, com uma coroa na cabeça. Função: Rei da Jinjo Village Status: Personagem novo Casa: King Jinjaling Palace (Isle O' Hags) Descrição: O rei dos Jingos é uma pessoa muito amigavel. É ele quem lhe dá o primeiro Jiggy do jogo. Mas... sua sorte no jogo não é das melhores, pois ele é o primeiro alvo daquela máquina muito maluca que as irmãs de Gruntilda inventaram. -MASTER JIGGYWIGGY- Aparência: Uma pessoa aparentemente normal a não ser pela cabeça em forma de um Jiggy. Função: Abrir as portas das fases Status: Personagem novo Casa: Jiggywiggy's Temple Descrição: O mestre Jiggiwiggy é uma pessoa muito importante em Banjo-Tooie. É ele que abre as portas das fases para você e para que ele possa abri-las, você deve provar seu valor num desafio "muito dificil". Sempre que tiver Jiggies suficientes para abrir uma fase, passe pelo templo para completar um desafio. -MINGELLA E BLOBBELDA- Aparência: A primeira é magra e alta, a segunda é magra, baixa e tem um gato azul. Função: São as irmãs de Gruntilda Status: Personagens novos Casa: Desconhecido Descrição: Mingella e Blobbelda são as irmãs mais velhas de Gruntilda (como você deve ter lido acima). Foram elas as responsaveis por reduzir a pedra que cobria Gruntilda a pó. Elas criaram também o B.O.B, que serve para tirar a energia vital do alvo selecionado. -GRUNTILDA- Aparência: Uma bruxa feia, esqueletica e que é composta de roupas e ossos. Função: Bruxa malvada, vilã do game Status: Retornou de Banjo-Kazooie Casa: Gruntilda's Lair (destuido) Descrição: Gruntilda é uma bruxa que deseja mais do que tudo, uma vingança contra Banjo e Kazooie. Mas... parece que dois anos embaixo de uma pedra com uma alimentação à base de minhocas e baratas não fizeram bem para ela. Em Banjo-Tooie ela só tem roupa e osso! _______________________________________________________________________________ ---------- 4. Movimentos Avançados ---------- Bem, aqui você vai encontrar a descrição de todos os movimentos do jogo , como faze-los e aonde aprende-los. -AIM EGG- Onde aprender: Mayahem Temple Notas necessárias: 25 notas Executar: Aperte C para cima para poder ver a mira de ovos e atire com perfeição. Descrição: O Aim Egg é um movimento muito útil para o seu avanço no jogo. A sua mira pode ajudar bastante, não só para conseguir Jiggies, como para alguns chefes ou para acertar alguns botões. -BREEGULL BLASTER- Onde aprender: Mayahem Temple Notas necessárias: 30 notas Executar: Quando entrar em áreas especificas, Banjo o fará automaticamente. Descrição: Este movimento é feito em primeira pessoa somente em áreas especificas (não é possivel faze-lo em qualquer lugar). Banjo passará a usar Kazooie com uma arma e os tiros são os ovos. -GRIP GRAP- Onde aprender: Mayahem Temple Notas necessárias: 35 notas Executar: Agarre-se numa plataforma Descrição: O Grib Grab é um movimento muito usado no decorrer do jogo. Ele é responsavel por fazer Banjo agarrar-se em plataformas. Quando estiver pendurado, pressione B para atacar para os lados e aperte Z para cair. -FIRE EGGS- Onde Aprender: Isle O' Hags (Plateau) Notas necessárias: 45 Executar: Selecione-o na lista de ovos Descrição: Os ovos de fogo são bem úteis para serem usados em locais congelados (em Hailfire Peaks principalmente) para derreter coisas ou para causarem dano mesmo. Seu poder de fogo é equivalente a dois ovos normais. -BILL DRILL- Onde aprender: Glitter Gulth Mine Notas necessárias: 85 Executar: Pule e segure Z no ar Descrição: O Bill Drill é uma forma mais avançada do Beak Buster. Ele além de ter todas as funções de seu "antecessor", ele ainda consegue quebrar pedras mais duras e desparafusar plataformas (já que a nova bicada serve de furadeira também). -BEAK BAYONET- Onde aprender: Glitter Gulrh Mine Notas necessárias: 95 Executar: Na visão 1ª pessoa, aperte B Descrição: Este ataque é uma boa opção quando você estiver sem ovos ou em situações na qual simplesmente você não pode usa-los. Seu poder de fogo é igual ao de um ovo normal. -GRANADE EGGS- Onde aprender: Isle O' Hags (Pine Grove) Notas necessárias: 110 Executar: Selecione-o na lista de ovos Descrição: Eis aqui o melhor ovo do jogo. Os ovos granada são extremamente úteis para causar danos elevados e acionar botões. Pena que não é possivel carregar muitos deles. Seu poder de fogo é equivalente a dois Fire Eggs ou quatro ovos normais. -PACK WHACK- Onde aprender: Wichyworld Notas necessárias: 120 Executar: Pressione B (com Banjo) Descrição: Este é o ataque principal de Banjo quando ele está separado de Kazooie. Nele, Banjo gira a mochila dele duas vezes para atingir os inimigos. Mas... é um pouco lento e termina um pouco rápido. Mas, você pode pular, apertar B e depois podera pular novamente, fazendo um pulo duplo! -SPLIT UP- Onde aprender: Whichyworld Notas necessárias: 160 Executar: Aperte A no botão do respectivo personagem Descrição: Eis aqui o movimento que todos desejaram em Banjo-Kazooie: Split Up. Com ele, é possivel separar Banjo de Kazooie. Há a vantagem de que você poderá aprender vários movimentos excluvivos de cada um (quando estiverem separados), mas os movimentos usados com os dois juntos são inexecutáveis (mas Kazooie continua podento soltar ovos e voar). -AIRBORNE EGG AIMING- Onde aprender: Whitchyworld Notas necessárias: 180 Executar: Apete C para cima enquanto voa Descrição: Bem, você deve ter passado por isso: você estava voando e precisava de um ovo qualquer para acertar alvo e... nada da mira e de ovos... agora você pode fazer isso. -ICE EGGS- Onde aprender: Isle O' Hags Notas necessárias: 200 Executar: Selecione-o na lista de ovos Descrição: Outro ovo para sua lista... e este é dos mais úteis. Quando você atirar, o inimigo não tomará dano, e sim, ficará congelado! Depois você pode acerta-lo com qualquer outra coisa ou deixa-lo lá congelado (o gelo sumirá depois de um tempo). -WING WHACK- Onde aprender: Jolly Roger's Lagoon Notas necessárias: 265 Executar: Pressione B (com Kazooie) Descrição: Finalmente Kazooie pode matar inimigos sem usar ovos! Nele a passarinha usa suas asas para dar um ataque bem poderoso. É um ataque bem eficiente se bem utilizado. -SUB-AQUA EGG AIMING- Onde aprender: Jolly Roger's Lagoon Notas necessárias: 275 Executar: Pressione C para cima quando estiver nadando Descrição: Agora você poderá usar a mira embaixo da água. Isso é extremamente útil, pois em várias situações aquaticas, ovos são a unica solução. Para faze-lo proceda da mesma maneira: C para cima, só que embaixo da água. -TALON TORPEDO- Onde aprender: Jolly Roger's Lagoon Notas necessárias: 290 Executar: Pressione Z embaixo d'água Descrição: Bem, você deve ter visto várias pedras pelo jogo com a cara de Kazooie e não consegue quebra-las de jeito nenhum, certo? Esse movimento é especifico para isso. Mergulhe e pressione Z. Kazooie sairá da mochila de Banjo e você tem 20 segundos para destruir seja lá o que você quizer. Então, pressione B para voltar para a mochila do urso. -CLOCKWORK KAZOOIE EGGS- Onde aprender: Isle O' Hags Notas necessárias: 315 Executar: Selecione-o na lista de ovos Descrição: O último tipo de ovo. Esses ovos funcionam como uma bomba remota. Ao lança-lo, o ovo se quebra e dele, sai um patinho minusculo. Então, você tem 20 segundos para controla-lo (ele pula com o A) e quando quizer explodi-lo, aperte o B. Este patinho também pode entar em locais minusculos para pegar itens. -SPRINGY STEP SHOES- Onde aprender: Terrydactyland Notas necessarias: 390 Executar: Pressione A quando estiver usando o S.S. Shoes Descrição: Mais um tenis para a sua coleção. Você pode acha-lo em qualquer lugar, mas diferente do Runing Shoes e da Wanding Boots, este aqui lhe dará um impulso muito grande na hora de pular. Se estiver com Kazooie separada de Banjo então, você verá o maior pulo da história (nem Mario chega lá). Mas, depois de dar um pulo com eles, você os perderá. -TAXI PACK- Onde aprender: Terrydactyland Notas necessarias: 405 Executar: Segure o Z e aperte C<- (com Banjo) Descrição: Sem Kazooie, a mochila de Banjo fica vazia. Isso dá a ele a chance de colocar outras coisas e carrega-los para outros lugares. Qualquer coisa cabe: algum item, personagem, etc. Mas só cabe um de cada vez... -HATCH- Onde aprender: Terrydactyland Notas necessarias: 420 Executar: Segure Z e aperte B em cima de um ovo (com Kazooie) Descrição: Agora sim, Kazooie é um pássaro de verdade. Como ela não sabia chocar ovos? Jamjars lhe ensina isso (NOTA: será que ele já chocou um ovo?) e então ovos você poderá chocar. Isso lhe renderá muitas recompensas... -CLAW CLAMBER BOOTS- Onde aprender: Grunty's Industries Notas necessarias: 505 Executar: Ande nas paredes (nas pegadas de Kazooie) Descrição: O último sapatinho dos 4 da sua coleção. Com eles, você poderá subir nas paredes. Mas não se alegre, porque não é em todas que você fará isso. Você só poderá andar nas paredes que contém as pegadas de Kazooie. -SNOOZE PACK- Onde aprender: Grunty's Industries Notas necessarias: 525 Executar: Segure Z e aperte C-> (com Banjo) Descrição: Este é um dos movimentos mais úteis do game. Com Kazooie fora da mochila, Banjo pode entrar dentro dela e dormir. E isso vai recarregar sua energia! Mais um motivo para você encarar os inimigos de frente... -LEG SPRING- Onde aprender: Grunty's Industries Notas necessarias: 545 Executar: Segure Z e aperte A (com Kazooie) Descrição: Eis aqui um dos melhores movimentos de Kazooie. Este movimento é identico ao Flip Flap Jump só que mais alto. Mas não é tão alto quanto o Shock Spring Pad. Mas mesmo assim este é um movimento muito útil. _______________________________________________________________________________ ******************************** * Parte III - Detonado * ******************************** Antes de começar o detonado propriamente dito, leia isto para saber como ele está organizado. Eu organizei ele da melhor maneira possivel. - De cara, você verá o nome da fase e logo embaixo, informações básicas como o numero de Jiggies necessários para entrar, a transformação de Humba, o número de Jinjos, quantos movimentos de Jamjars na fase, etc (não há essa parte na fase Spiral Mountain). - Logo abaixo, um comentário sobre a fase. É bom saber o que você vai enfrentar antes de entrar nos detalhes. - Depois, o detonado da fase começa. Primeiro, algumas informações de coisas que você deve fazer nas fases, como apertar um botão, levantar uma plataforma, drenar uma poça d´água, etc. - Em seguida, os movimentos de Jamjars, com a quantidade de notas necessárias e onde acha-lo. - Depois, segue a lista dos Jiggies, com as informações de como obter todas as 10 Jiggies da fase. - Depois, a localização das notas músicais, necessarias para aprender os movimentos de Jamjars. - Em seguida, a localização dos Extra Honeycomb Pieces. Em seguida, as páginas de Cheato e depois os Jingos. - Após os Jinjos, a estratégia do chefe da fase, os Mumbo Pads e Warp Pads. Depois, os Glowbos. - Depois, algumas coisas que você deve fazer antes de ir para a fase seguinte. ________________________________________ ===== 1. SPIRAL MOUNTAIN ===== ________________________________________ Após a longa história, o game começa. Dê um rolê pela Spiral Mountain e se você tem memória fraca, fale com Bottles nas cavernas para recordar dos movimentos de Banjo-Kazooie. Depois, entre pelo buraco feito pelas bruxas com a máquina para encontrar Klungo do outro lado (veja como derrota-lo mais abaixo). Depois de derrota-lo, a porta para Isle O' Hags se abrirá. Agora, prepare-se para um dos maiores desafios da RARE. ----- PÁGINAS DE CHEATO ----- A única página de Cheato de Spiral Mountain está num buraco numa parte alta da região. Duas maneiras: uma delas é usar o Flight Pad no topo da torre central e chegar até lá. A outra é achar um Pad de salto e pular até lá. ----- JINJOS ----- Aqui também só um Jinjo será encontrado. Depois de aprender a técnica Talon Trot em Jolly Roger's Lagoon, volte e pule no lago com uma pedra com a figura de Kazooie. Quebre a pedra com o Talon Trot para achar o Jinjo. ----- CHEFE: KLUNGO ----- Bem, no decorrer do jogo, você terá três encontros contra Klungo. Nesses encontros ele tomará uma poção que lhe dá poderes especiais. Mas... elas variam de jogo para jogo. Aqui, as três estratégias (nos outros encontros, volte aqui para saber como derrota-lo). 1- Aqui, Klungo criará clones de si proprio e então todos vão ficar andando pela área de combate. Fique esperto quando a divisão acontecer e acerte o que ficou parado enquanto os clones apareciam. A cada porrada, ele vai criar um escudo defensor e jogará poções em cima de você. Depois, um clone a mais surgirá (um no início, depois dois e por último três). 2- Esta poção deixará Klungo invisivel. Fique andando e a poção falhará por um tempo muito curto, deixando-o visivel por um tempo. Isso acontecerá até o fim do combate, então fique esperto e atire ovos nele. Três deles bastam. Novamente, ele criará um escudo protetor depois de cada porrada. 3- A última poção faz com que Klungo fique em tamanho gigante. Afaste-se dele e atire ovos. Ele ficará em tamanho normal e criará seu escudo protetor. Agora atenção: a pontaria dele estará incrivelmente boa e desviar das poções será uma tarefa relativamente complicada. Depois, ele voltará ao tamanho gigante. Três ovadas dão conta do recado. _____________________________________ ===== 2. ISLE O' HAGS ===== _____________________________________ Jiggies Necessários: 0 Estação de Trêm: Sim (Cliff Top) Movimentos de Jamjars: 4 (Fire Eggs, Granade Eggs, Ice Eggs, Clockwork Kazooie Eggs) Extra Honeycomb Pieces: 1 Páginas de Cheato: 0 Jinjos: 4 Jamjars Silos: 7 Isle O' Hags é o centro do game, igual à Gruntilda's Lair em Banjo-Kazooie. Por aqui, você tem acesso às 9 fases do game. Em Isle O' Hags vivem personagens importantes como o Rei Jinjaling e seus suditos Jinjos, o Mestre Jiggywiggy e o trio de bruxas malvadas. ========== COISAS A FAZER ========== Ao entrar em Isle O' Hags, você chegará em Jingo Vilagge. Vasculhe um pouco o local para se acostumar e conhecer as regiões e achar o primeiro dos seis Jamjars Silos (veja a localização deles mais abaixo). Quando se sentir pronto, siga para o palacio do Rei Jinjaling (o palacio dourado ao centro). Fale com ele para saber que os Jinjos foram espantados da vila devido à maquina das irmãs bruxas e ele pede para você ajudar a achar seus subordinados. Para ajudar, ele lhe dará de graça o primeiro Jiggy do jogo. Depois, Gruntilda conehcerá o B.O.B e o usará para tirar a energia vital do castelo de Jingaling. Voltando a ser Banjo, entre na casa de Bottles (à sua frente) e fale com todos lá dentro). Você receberá os óculos de zoom do menimo mais novo, usados para dar zoom na visão em primeira pessoa. Saia pela porta do quarto do menino mais velho para chegar em Wooded Hollow. Quando entrar em Wooded Halow, você verá o templo de Master Jiggywiggy. Chege lá e fale com o discipilo dele para entrar. Depois, Jiggywiggy irá lhe explicar que para entrar nos mundos, você deverá completar os desafios deles. Mas, para cada um, será necessário um certo numero de Jiggies. Vença o primeiro desafio para abrir a passagem para Mayahem Temple, a primeira fase de Banjo-Tooie. -ABRIR A ESTAÇÃO DE TREM- Em Cliff Top, perto de onde vocÊ aprende os Ice Eggs, ha um local para você se pendurar. Siga esse caminho e acione o botão. -FORMAR A PONTE- Também em Clifftop, perto da entrada de Jolly Roger's Lagoon, há uma escada. Desça por ela para achar um botão que criará uma ponte para a plataforma com o oitavo mundo. ========== MOVIMENTOS DE JAMJARS ========== -FIRE EGGS- Área: Plateau Notas necessárias: 45 Como achar: Jamjars está ao lado da entrada de Glitter Gulth Mine. -GRANADE EGGS- Área: Pine Grove Notas necessárias: 110 Como achar: Está ao lado da entrada de Whichyworld. -ICE EGGS- Área: Cliff Top Notas necessárias: 200 Como achar: Você verá Jamjars assim que entrar em Cliff Top. -CLOCKWORK KAZOOIE EGGS- Área: Wasterland Notas necessárias: 315 Como achar: Está perto da entrada para Terrydactyland. ========== EXTRA HONEYCOMB PIECE ========== -EXTRA HONEYCOMB PIECE 1: ATRÁS DA COLMEIA- Area: Plateau Movimentos Necessários: Nenhum O único Extra Honeycomb Piece de Isle O' Hags está em Plateau, atrás da casa da Honey B. Está atrás de uma pilastra da direita. ========== JINJOS ========== -JINJO 1: NO TUNEL- Area: Wooded Hollow Movimentos Necessarios: Nenhum Em Wooded Holow, você verá um tunel. Entre por lá para achar o primeiro Jinjo. ========== JAMJARS SILOS ========== -JINJO VILLAGE- O silo de Jingo Village, está bem à frente da entrada. Siga a trilha em direção à casa vermelha e você achará o silo numa roda. -WODDED HOLLOW- O silo está na frente da fase Mayahem Temple. -PLATEAU- O silo de Plateau está numa pequena montanha, do lado esquerdo da entrada da área. -PINE GROVE- Você verá o silo dessa área assim que entrar nela. Está na frente de Whichyworld. -CLIFF TOP- A partir da entrada, siga o caminho da esquerda até chegar a uma parte mais aberta. No meio dessa área aberta está o silo. -WASTERLAND- O silo de Wasterland está bem na frente da entrada de Terrydactyland. -QUAGMIRE- O silo de Quagmire está no meio da área, em cima de um montinho de terra.